O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado citou “o histórico da má atuação dos componentes da Operação Lava Jato”
MP pede ao TCU investigação contra Deltan Dallagnol por tratar com os EUA sobre a Petrobrás · Ouvir artigo
0O Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) a abertura de uma investigação sobre supostos indícios de irregularidades praticadas por Deltan Dallagnol quando ele era procurador da Operação Lava Jato. O MP fez um pedido após a informação de que o ex-deputado federal pelo Podemos-PR negociou com autoridades dos Estados Unidos um acordo para dividir o dinheiro que seria cobrado da Petrobrás em multas e penalidades no âmbito da operação.
O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado assinou a peça apresentada ao TCU. Ele criticou “o histórico da má atuação dos componentes da Operação Lava Jato”. “Não é de hoje que me causam surpresa as indevidas ingerências que procuradores da Lava Jato realizaram na operação”, afirmou, de acordo com relatos publicados pela Carta Capital.
Representantes da Petrobrás fizeram em 2018 um acordo nos EUA por meio do qual pagaria uma multa de US$ 853,2 milhões para não ser processada. Do total, 80% foi destinado ao Brasil. A Lava Jato tentou criar um fundo privado, mas foi barrado por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.