“O sistema financeiro brasileiro está preocupado em especular”, disse o presidente ao falar sobre o motivo dos juros altíssimos no país
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (21), que não há “nenhuma razão” para o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central ter mantido a taxa básica de juros (Selic) no patamar de 10,5%, segundo nível mais alto de juro real em nível mundial. “O sistema financeiro brasileiro não está preocupado em fazer investimento na produção, no setor produtivo. Ele está preocupado em especular. É por isso que a taxa de juros fica a 10,5% sem nenhuma explicação, sem nenhum critério”, disse Lula em entrevista à Rádio Meio.
Na entrevista, o presidente também destacou os avanços da economia registrados desde o início de sua terceira gestão. “Demora para as pessoas compreenderem. Não é do dia pra noite. Nós já aumentamos o salário mínimo nos dois anos, já fizemos isenção do Imposto de Renda para as pessoas que ganham até quase R$ 3 mil, já tivemos o crescimento da massa salarial de 11,7%, 85% dos acordos feitos pelos trabalhadores brasileiros são com ganho real, de aumento acima da inflação, o PIB cresceu o triplo daquilo que os adversários diziam que ia crescer – e vai crescer mais este ano -, nós somos o segundo país a mais receber investimentos externos diretos e nós temos consciência de que as coisas estão acontecendo, e vão acontecendo por baixo. A Caixa e o Banco do Brasil, sozinhos, têm mais créditos disponibilizados hoje do que os outros três bancos grandes”, disse.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana
- Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília
- Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira
- Plano bolsonarista para envenenar Lula reacende suspeitas sobre a morte de Bebianno
- Câmara muda texto e PL que amplia cotas em concursos volta ao Senado