youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Conhecida também como “lunistício”, a paralisação lunar é um evento astronômico onde a Lua parece ficar parada em seu ponto mais alto no céu

Nesta sexta-feira (21), os céus prometem um espetáculo raro e impressionante: a “grande paralisação lunar”. Este fenômeno, que ocorre apenas a cada 18 anos e meio, oferece uma oportunidade única para os observadores do céu, embora não seja visível diretamente do Brasil. Conhecida também como “lunistício”, a paralisação lunar é um evento astronômico onde a Lua parece ficar parada em seu ponto mais alto no céu, explica o g1.

A “grande paralisação lunar” acontece quando as inclinações orbitais da Lua e da Terra se alinham de forma a elevar a Lua a sua posição mais alta no horizonte. Durante esse evento, a Lua nasce no ponto mais ao nordeste e se põe no ponto mais ao noroeste do horizonte, prolongando significativamente sua permanência visível no céu noturno.

Este raro alinhamento é resultado de um ciclo astronômico específico, onde a inclinação da órbita da Lua atinge seu ponto máximo em relação ao plano equatorial da Terra. Essa inclinação adicional faz com que a Lua pareça traçar um arco muito maior no céu, dando a impressão de “paralisação”.

A edição deste ano da grande paralisação lunar será ainda mais especial porque coincidirá com a Lua Cheia. A combinação destes dois fenômenos significa que a Lua não só será visível por mais tempo, mas também aparecerá em seu formato mais brilhante e completo, proporcionando uma visão deslumbrante para os amantes da astronomia.

Infelizmente, os brasileiros não poderão observar diretamente o fenômeno devido à sua posição geográfica. No entanto, a English Heritage, organização que administra o icônico monumento de Stonehenge no Reino Unido, vai transmitir o evento ao vivo. 

https://www.youtube.com/watch?v=nZHaqSf8VxM&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fwww.brasil247.com%2F&source_ve_path=Mjg2NjQsMjg2NjQsOTY3MTQ&feature=emb_imp_woyt

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.