A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, apelidada de Capitã Cloroquina, prometeu em Manaus no dia 11 de janeiro deste ano que médicos e enfermeiros poderiam diagnosticar a Covid em 5 minutos, através do TrateCov, um aplicativo do Ministério da Saúde.
Uma semana antes, também em Manaus, ela havia convocado médicos da cidade a aderir ao diagnóstico rápido que resultava na receita de cloroquina, ivermectina e outras drogas sem comprovação de eficácia contra a covid 19.
Mayra atacou os meios de comunicação por lançar dúvidas sobre a eficácia das drogas e disse que os moradores do Amazonas já tinham intimidade com uma delas, a cloroquina, indicada para o tratamento de malária.
Apesar dos discursos terem sido registrados em vídeo, o ex-chefe de Mayra, general Eduardo Pazuello, disse que o aplicativo lançado em cerimônia oficial em Manaus era apenas um “protótipo”.
No entanto, uma reportagem da TV Brasil informou que médicos e enfermeiros já estavam sendo cadastrados para utilizar o aplicativo em Manaus e que as sugestões da plataforma para receita eram baseadas em “literatura médica”.
O general Pazuello quis fazer parecer, em seu depoimento à CPI da Pandemia, que o aplicativo era algo sem endosso oficial do ministério, mas as falas da Capitã Cloroquina indicam o contrário.
A certa altura do discurso que ela fez em 11 de janeiro, Mayra disse que o aplicativo já estava disponível nas redes do Ministério da Saúde e sugeriu que ele seria usado para ajudar “milhões de brasileiros”.
Três dias depois, em 14 de janeiro, explodiu a crise do oxigênio em Manaus, que levou à morte oficialmente contabilizada de dezenas de pessoas, se espalhou por outras cidades da região Norte e do Brasil.
O Ministério da Saúde foi pego de surpresa pela crise, enquanto promovia o uso de remédios ineficazes.
Mayra Pinheiro depõe na CPI da Pandemia na próxima terça-feira, sem o habeas corpus que o STF concedeu a seu ex-chefe.
Por favor inscreva-se em meu canal youtube e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: www.instagram.com/ceilandiaemalerta @ceilandiaemalerta
vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber