O viaduto entre o Itapoã e Paranoá foi inaugurado na manhã deste sábado (20/4) pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)
O viaduto entre o Itapoã e Paranoá foi inaugurado na manhã deste sábado (20/4) pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Considerado a maior obra do Complexo Viário Saída Leste, a construção conecta a DF-250 à DF-015, interligando as duas regiões administrativas e beneficia aproximadamente 60 mil motoristas que trafegam pelo local todos os dias.
Foram investidos mais de R$ 95 milhões em todo o complexo. O viaduto conta com uma estrutura em dois níveis: o inferior, com acesso entre Sobradinho e a Barragem do Paranoá; e o superior, entre a região de condomínios e o Lago Norte. Há também três faixas de rolamento em cada sentido e nove alças de acesso ajudam a tornar o trânsito mais fluido.
Durante o evento, o governador afirmou que as obras atendem a uma demanda de décadas dos moradores: “Temos certeza que com isso nós atenderemos toda a sociedade do Itapoã, do Paranoá e regiões adjacentes. Fizemos aqui outras obras complementares, como a duplicação da DF-250, e estamos com obras nas duas cidades. O investimento aqui na região tem sido muito forte”.
As obras foram executadas por um consórcio de empresas terceirizadas contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER-DF, destacou outras ações do Governo do DF (GDF) na região. “Duplicamos a DF-250 e pavimentamos a DF-456. São em torno de R$ 100 milhões em obras para essa bela região”, detalha.
Ao longo desta semana, a obra recebeu os últimos retoques, como plantio de grama, instalação de sinalizações verticais e horizontais e demais contenções necessárias para a segurança viária. O evento de inauguração contou com a presença da deputada distrital Jane Klebia (MDB) e do deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos-DF).
Novas passarelas
Ibaneis Rocha também autorizou a licitação para construção de quatro passarelas nas ligações entre as cidades do Paranoá e Itapoã.
Quando as passarelas ficarem prontas, tanto os semáforos como as faixas serão removidas para dar mais fluidez e permitir que a travessia de pedestres e ciclistas seja feita exclusivamente pelas passarelas.
As estruturas serão construídas em estrutura mista de concreto e aço, sendo interligadas com calçadas. O investimento total será de R$ 16 milhões.
Também serão feitos abrigos para passageiros do transporte público, além da execução da parte de acessibilidade entre as duas cidades.
Outras obras
Desde dezembro, o trânsito de veículos já estava liberado nas pistas superiores do viaduto para dinamizar a circulação e reduzir o tempo de deslocamento antes da entrega integral da obra viária.
“São obras importantes e vão destravar a cidade para os próximos 50 anos, porque o DF cresce a todo momento e a estrutura da cidade estava abandonada há décadas”, acrescenta Ibaneis Rocha.
Além da construção, o pacote de intervenções do GDF na mobilidade urbana incluiu obras de duplicação de 5,3 km da DF-250 e pavimentação de 6 km da DF-456, somando cerca de R$ 100 milhões em investimentos.
*Con informações da Agência Brasília.
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