De acordo com a ministra, foi lançado o ‘maior pacote de políticas públicas para os negros no Brasil’
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou nesta quinta-feira (21) a importância do programa Juventude Negra Viva, que estima um investimento acima de R$ 665 milhões nos próximos anos em ações transversais de 18 ministérios para a redução da violência letal e outras vulnerabilidades sociais que afetam os negros no Brasil. O montante ultrapassa R$ 1,5 bilhão considerando políticas voltadas para essa parcela da população, mas que não são exclusivas para este público. Segundo a nova proposta, estão previstas 217 ações, divididas em 11 eixos e 43 metas. Os jovens negros “representam aproximadamente 23% da população brasileira”, disse o governo federal.
“Hoje é um dia histórico, com lançamento do maior pacote de políticas públicas para a juventude negra brasileira. Cuidar da juventude significa valorizar e permitir que ela siga contribuindo com o Brasil. Nós rodamos o Brasil inteiro, escutamos jovens de todo o país, nos 27 estados. Nós, o governo do presidente Lula, não fazemos política de dentro do gabinete. A gente faz política na rua, aí lado do povo”, afirmou Anielle, que participou do evento em Brasília (DF).
De acordo com a ministra, o programa contempla “redução da vulnerabilidade, redução da letalidade, bolsa de estudos e intercâmbios e, sobretudo, a saúde mental”. “Temos um recorte para a saúde mental de vocês, porque queremos vocês vivos!”, continuou.
“Estou muito emocionada porque ano passado entregamos editais, títulos quilombolas, o combate à intolerância religiosa. Mas hoje, presidente, estamos falando de vida. E falar de juventude é falar de vida. A construção desse plano é uma demonstração de tudo o que temos feito no Ministério da Igualdade Racial”, complementou.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Defensoria Pública garante a suspensão de demolição em área ambiental
- Alckmin nega reforma ministerial e fala de “mudanças pontuais”
- Lula vetará medidas que causam impacto primário em PL da dívida dos estados, diz Haddad
- Governo Lula vai vetar ‘jabutis’ em projeto de eólicas offshore, diz Silveira
- Governo publica lista tríplice de diretores substitutos da Aneel