youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Pré-candidato é filiado ao PSL, que se não atrair legendas ou parlamentares terá número insuficiente para tornar a presença obrigatória em debates

Recém filiado ao PSL, o segundo colocado nas pesquisas eleitorais Jair Bolsonaro pode ficar fora dos debates eleitorais das televisões, assim como Marina Silva.

Pela regra eleitoral, as emissoras são obrigadas a convidar todos os candidatos de partidos que tenham no mínimo cinco representantes no Congresso Nacional. A Rede, de Marina, tem atualmente três (dois deputados e um senador). E o PSL de Bolsonaro também tem três deputados e nenhum senador. Se Rede e PSL não fizerem coligações e não conseguirem atrair novos parlamentares na janela partidária, que se encerra em 7 de abril, o segundo e terceiro colocados nas pesquisas correm o risco de ficar fora dos embates.

As tevês podem convidá-los mesmo assim, mas estarão dentro do que estabelece a lei eleitoral se não o fizerem. Com alto número de candidatos no pleito, a tendência das emissoras é convidar apenas os que têm representatividade.

R7