youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O tenente-coronel Mauro Cid em depoimento à Polícia Federal. Foto: Reprodução

O general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, previa que o golpe de Estado planejado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados criaria um regime autoritário por até 30 anos, segundo Mauro Cid. A declaração foi dada pelo tenente-coronel em depoimento de sua delação premiada à Polícia Federal.

O então chefe do Exército foi contrário ao plano golpista e tinha algumas críticas a Lula, mas sabia que nada poderia ser feito. O general é descrito por Cid como “meio-termo” entre os três comandantes e disse que Bolsonaro não poderia fazer nada sem comprovar que houve fraude nas eleições.

Segundo o tenente-coronel, Freire Gomes explicou a Bolsonaro as consequências de um golpe na ocasião. “O general falou: tudo que acontecer aqui vai ser um regime autoritário durante os próximos 20, 30 anos. O sr. manda fazer uma eleição, o sr. ganha uma eleição na força e aí como fica a comunidade internacional? O Congresso como é que vai ser? Em 2026 quando o sr. sair? Vai acabar o sr. preso no outro dia”, contou.

O ex-ajudante de Bolsonaro também relatou que Almir Garnier, então comandante da Marinha, dizia que estava com a frota “pronta para agir” e aguardava apenas uma “ordem” do ex-presidente, mas dependia de uma adesão do Exército, que tem o maior efetivo entre as forças.

Carlos Baptista Júnior, ex-comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), foi quem mais tentou dissuadir Bolsonaro. “Presidente, o sr. entrou no jogo, o sr. quis jogar, o sr. perdeu. Não teve fraude, agora acabou o sr. tem que ir pra casa, o sr. tem que fazer oposição”, teria dito ele, segundo Cid.

Em depoimento, Cid também confirmou à PF que Bolsonaro mostrou a “minuta do golpe”, documento previa estado de sítio e uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), aos comandantes das Forças Armadas em reunião. Ele afirmou que não participou do encontro e que recebeu a informação de Freire Gomes.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • VÍDEO – Bolsonaro foi avisado que golpe causaria ditadura de 30 anos, diz Cid

    VÍDEO – Bolsonaro foi avisado que golpe causaria ditadura de 30 anos, diz Cid

    O general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, previa que o golpe de Estado planejado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados criaria um regime autoritário por até 30 anos, segundo Mauro Cid. A declaração foi dada pelo tenente-coronel em depoimento de sua delação premiada à Polícia Federal. O então chefe do Exército foi contrário ao plano golpista…


  • Moraes vota para tornar Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro, réu pelo 8/1

    Moraes vota para tornar Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro, réu pelo 8/1

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou para tornar réu Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, por participação no ataque golpista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Ele é sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro. A Primeira Turma da Corte começou a analisar a denúncia da Procuradoria-Geral da República…


  • Tortura onde? Fãs de Ustra, bolsonaristas dão piti com instrução de Moraes a Cid

    Tortura onde? Fãs de Ustra, bolsonaristas dão piti com instrução de Moraes a Cid

    Os parlamentares bolsonaristas que agora acusam o ministro Alexandre de Moraes de “tortura e coerção” na audiência com o tenente-coronel Mauro Cid são os mesmos que exaltam um dos mais notórios torturadores da ditadura militar brasileira, Carlos Alberto Brilhante Ustra. Essa contradição expõe a falta de coerência moral da extrema direita, que defende com veemência…


Os comentários estão desativados.