youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O presidente americano diz desconhecer a proposta sino-brasileira de paz para a guerra da Ucrânia

Em sua primeira coletiva após retornar à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump voltou a demonstrar seu unilateralismo ao afirmar que os EUA “não precisam” do Brasil e da América Latina. A declaração foi feita nesta segunda-feira (20), durante a assinatura de decretos no Salão Oval da Casa Branca, destaca reportagem da Folha de S.Paulo. Trump ressaltou que, na visão dele, os países da região dependem muito mais dos Estados Unidos do que o contrário. “Na verdade, não precisamos deles, e o mundo todo precisa de nós”, declarou.

A declaração veio em resposta à jornalista brasileira Raquel Krähenbühl, da Globonews, que questionou se Trump considerava a proposta de paz sino-brasileira para a Guerra da Ucrânia. O presidente americano afirmou desconhecer a iniciativa. “Acho ótimo, estou pronto para discutir [propostas de paz]. O Brasil está envolvido nisso? Não sabia. Você é brasileira?”, respondeu, em tom desinteressado.Play Video

Relação com o Brasil e tarifas protecionistas

Ao ser questionado sobre a relação dos Estados Unidos com o Brasil e a América Latina, Trump manteve o discurso de superioridade econômica e política. “É ótima. Eles precisam muito mais de nós do que nós precisamos deles”, afirmou. O presidente também sinalizou que pretende implementar barreiras tarifárias contra diversos países, incluindo o Brasil, como parte de sua estratégia protecionista.

Unilateralismo 

As declarações de Trump e suas primeiras ações no novo mandato reforçam um posicionamento unilateralista, em que a liderança global dos EUA é colocada acima de alianças ou parcerias regionais.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.