youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Ontem (19), parlamentares da Bancada do PT na Câmara condenaram a atuação especulativa do mercado e a conivência do Banco Central, presidido pelo bolsonarista Roberto Campos Neto

Como pressão por cortes em investimentos sociais, especuladores intensificam a sabotagem contra o pais

Em manhã de votações importantes na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (19/12), os parlamentares da Bancada do PT denunciaram o terrorismo praticado pelo mercado financeiro que, segundo eles, ameaça a estabilidade do País e ignora os avanços que o Governo Lula vem fazendo. Eles também criticaram o desgoverno do ex-presidente de extrema direita, Jair Bolsonaro.

O deputado Helder Salomão (PT-ES) enfatizou a diferença entre o Brasil e outras grandes nações em termos de déficit. “A previsão nos Estados Unidos para 2024 é de um déficit de 108,7%. Na França, a previsão de déficit este ano em relação ao PIB é de 97%; na Espanha, 95%; e no Reino Unido, 79%. Estou falando das grandes nações do mundo, que têm um déficit maior do que o do Brasil”.

Ele ainda criticou a elevação da taxa de juros pelo Banco Central. “A especulação que é feita pelo mercado financeiro para tentar desestabilizar um projeto que vem sendo vitorioso e exitoso no País é absurda. A elevação da taxa de juros pelo Banco Central, com anúncio de possibilidade de novos aumentos nos próximos meses, é desconsiderar todas as conquistas que nós tivemos”, afirmou Salomão, ao acrescentar que isso é um ataque aos mais pobres.

O deputado Merlong Solano (PT-PI) também trouxe à tona a contradição entre o crescimento da economia real e a especulação no setor financeiro. “A economia real está crescendo acima das expectativas, gerando empregos e reduzindo o desemprego, enquanto o setor financeiro compra e vende pessimismo”, disse. Ele citou que o Brasil é o segundo destino de investimentos externos do mundo, mas alertou sobre a manipulação do mercado. “Os donos do dinheiro estão sinalizando politicamente que não aceitam o Governo eleito pela democracia legítima do nosso País”, criticou Solano.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) ressaltou que muitos não estão considerando o contexto internacional que afeta todas as moedas e provoca quedas nas bolsas de valores. “Aquela turminha que fica fazendo especulação com o dólar está se aproveitando e conturbando o ambiente. Mas isso não é um problema grave, porque nós temos visto a economia brasileira crescer de forma pujante. Nós estamos vendo o emprego crescer de forma pujante e isso tem garantido melhoria de qualidade de vida para o nosso povo”.

Para o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) apesar da especulação, o Brasil está no caminho certo com políticas públicas que melhoram a vida da população. “Nós trouxemos um conjunto de políticas públicas que está melhorando a vida do povo brasileiro. Nós vamos passar por este momento, que, do meu ponto de vista, é de muita especulação financeira, para contrapor à posição do governo federal de tributar aqueles que ganham mais e dar isenção de pagamento de Imposto de Renda para aqueles que ganham até R$ 5 mil. Assim como fizeram na questão da taxação dos mais ricos, estão querendo barrar a tributação daqueles que ganham mais de R$ 50 mil por mês”.

O deputado Bohn Gass (PT-RS) rebateu a oposição, que aponta a alta do dólar como um sinal de crise e que eles ignoram os avanços em saúde, educação e emprego. “A oposição vem aqui dizer que as coisas estão ruins. Isso é uma grande mentira. Com o Lula, o salário mínimo melhorou, temos 24 milhões de pessoas que não passam mais fome. O Sistema Único de Saúde oferece mais médicos, mais consultas, mais remédios, mais hospitais. Com o Lula, mais gente voltou à escola, mais gente está concluindo seus estudos. A indústria reage, o comércio se expande, os serviços crescem, o mundo volta a negociar com o Brasil”, defendeu.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) ressaltou o contraste entre a realidade vivida pelo povo e a narrativa de crise. “Estamos com o menor desemprego do último período e tirando milhões de pessoas da fome”, afirmou. Ela criticou a especulação sobre o dólar e a manipulação do mercado, chamando a atenção para a responsabilidade dos parlamentares em promover um discurso que favoreça a estabilidade econômica.

Oposição

O deputado Rogério Correia (PT-MG) falou da preocupação da extrema direita com o sucesso do governo Lula. “O Lula ganha em qualquer cenário em 2026. Isso assusta os capitalistas e a extrema direita”, declarou.

Ele também mencionou que a inflação brasileira está controlada, contrastando com a situação em outros países. “O Brasil vai crescer 3,5% do PIB neste ano. A inflação está controlada. Mas o mercado teima em fazer um golpe na economia para atingir a democracia. Por isso, a extrema direita está contra fazer ajustes, inclusive ajustes que eles falam que deveriam ser feitos e votam contra, para tentar uma instabilidade no Brasil”, disse.

Para Rogério Correia existe um conluio político e um ataque especulativo contra o Brasil. “O mercado se une à extrema direita para um ataque à economia, tentando fazer com que isso vire uma crise na democracia. É a isso que nós estamos assistindo no Brasil. É, portanto, necessário que não permitamos que isso aconteça”.

Desgoverno

Os parlamentares destacaram os problemas enfrentados no governo anterior, como a falta de pagamento de precatórios e recursos para o Bolsa Família, a valorização do salário mínimo, enfatizando que essas questões foram retomadas com o governo Lula.

Eles lembraram que o governo de Jair Bolsonaro deixou 33 milhões de brasileiros passando fome e estavam destruindo o SUS.

Os comentários estão desativados.