Relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado na quarta (18), contraria previsões alarmistas da Faria Lima mais uma vez
PIB em expansão: Na ‘Visão Geral da Conjuntura’, o Ipea detalhou o bom momento da atividade econômica
A narrativa obsessiva de crise econômica no país, disseminada pelo capital especulativo contra o governo Lula, não consegue encontrar respaldo nos números. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) acaba de revisar para cima o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, elevando o índice de 3,3% para 3,5%.
A Visão Geral da Conjuntura, relatório contendo análise detalhada da economia do Brasil e do cenário externo, foi divulgada pelo Ipea na quarta-feira (18). O documento – assinado pelos economistas Claudio Roberto Amitrano, Mônica Mora Y Araujo e Claudio Hamilton Matos do Santos – atribui o bom desempenho do PIB deste ano ao crescimento acelerado da demanda interna.
“Nesse sentido, mesmo prevendo nova desaceleração do PIB no quarto trimestre com altas de 0,3% na comparação com ajuste sazonal e de 3,8% sobre o mesmo período do ano passado, chegaríamos a um crescimento acumulado de 3,5% para 2024”, indica o estudo.
Essa nova projeção confirma, mais uma vez, os equívocos da Faria Lima, para quem o crescimento pífio da economia é a grande aposta. “Os grandes erros das expectativas de mercado verificados em projeções muito mais curtas – como para o PIB em um dado ano ou no ano posterior – evidenciam as dificuldades envolvidas em projeções para horizontes mais prolongados”, ponderam os economistas.
O Ipea expôs ainda o novo modus operandi dos especuladores contra o governo: “É crescente o número de analistas que mencionam – admitidamente sem cálculos precisos a respeito – a possibilidade de que o país esteja se aproximando de um cenário de “dominância fiscal” no qual os aumentos na taxa de juros pelo Banco Central (BC) não são capazes de conter a inflação por conta do tamanho elevado da dívida pública”.
Enquanto o nível dos preços segue sob controle, o BC ameaça o país com a escalada da taxa básica de juros, a Selic, podendo chegar a 14% ao ano em 2025, segundo os mais alarmistas. Esse seria o encargo mais oneroso do mundo, ultrapassando o praticado na Turquia atualmente: 13,3%.
Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidiu elevar em 1 p.p. a Selic, atingindo o patamar de 12,25% ao ano.
Pesquisa Quaest
Há quem diga que os ataques ao governo se intensificaram depois que o instituto Quaest revelou, há pouco mais de uma semana, pesquisa eleitoral mostrando que nenhum dos nomes desejados pelos especuladores para impor a agenda neoliberal ao país conseguiria vencer Lula ou mesmo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), em 2026. Para o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), o mercado sofre de pânicos seletivos.
“‘Em 4 anos de governo, o Bolsonaro furou o teto [de gastos] em 795 bilhões de reais’. ‘Quem destruiu a PEC de gastos foi o governo Bolsonaro’. Onde estava o mercado nesses momentos? Por que não houve pânico? Acho que todos sabemos a resposta!”, questionou o parlamentar, por meio do X.
Na mesma rede social, a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), fez a defesa enfática da administração Lula e do processo de reconstrução do Brasil.
“O governo do presidente Lula está a todo vapor na recuperação das rodovias brasileiras! Hoje recebi a ótima notícia do ministro Renan, dos Transportes, que foi homologada a licitação para obras na BR 476, na região sul do estado do Paraná. Também me falou que, nestes dois anos, fizeram 9 leilões rodoviários no Brasil, atraindo R$ 100 bilhões em investimentos privados”, comemorou Gleisi.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…
Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…
Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…