youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


À esquerda, vídeo registra PM à paisana matando jovem negro com tiro pelas costas. Ao meio, registro de PM em abordagem jogando jovem de ponte. À direita, idosa agredida por policial em Barueri, Grande SP – Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) deve assinar ainda neste ano um decreto que permitirá ao governo federal estabelecer regras sobre abordagens policiais em todo o Brasil. Após a publicação do decreto, as normas serão detalhadas por uma portaria do Ministério da Justiça.

A proposta, encaminhada ao Palácio do Planalto pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, no último dia 11, inclui a regulamentação do uso de armas de fogo, algemas, revistas pessoais e buscas em residências.

Além disso, o Ministério da Justiça planeja condicionar os repasses do Fundo Nacional de Segurança Pública aos estados que adotarem as diretrizes estabelecidas para o uso da força pelas polícias, como já ocorre com o uso de câmeras corporais por agentes.

A iniciativa do governo Lula ocorre em meio a críticas sobre a atuação violenta da Polícia Militar de São Paulo, a maior do país, que opera sob o comando do governador Tarcísio de Freitas e do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Entre os casos recentes que chamaram atenção está o de uma policial militar flagrada chutando um homem deitado no chão, ocorrido na última terça-feira. Outro episódio de grande repercussão envolveu um policial militar do estado que foi gravado empurrando um homem de cima de uma ponte na capital paulista.

O Ministério Público de São Paulo abriu, neste ano, 2.308 inquéritos contra policiais militares, o que representa uma média de sete investigações por dia. No mesmo período, pelo menos 120 denúncias criminais foram formalizadas pelo órgão contra agentes da corporação.

Tarcisio defende secretario derrite apos mortes violentas PM SP
Tarcísio e Derrite: vários casos de violência policial em SP repercutiram nos últimos dias. Foto: reprodução

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025

    GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025

    Criado em 2019, o benefício é destinado para estudantes de 4 a 17 anos matriculados na rede pública do DF, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, divulgou nesta terça-feira (21/01), por meio de suas redes sociais, que espera, neste ano, atender cerca de 200 mil estudantes com o  Cartão…


  • Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Costa Filho prevê economicidade e fortalecimento da aviação regional O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, nesta terça-feira (21), em Foz do Iguaçu (PR), que o governo não acredita que haverá aumento no preço das passagens aéreas se for confirmada a fusão entre as companhias Azul e Gol. A fusão está sendo…


  • Dólar forte, redes sociais, cidadania automática: o que pode mudar para o brasileiro com Trump no poder

    Dólar forte, redes sociais, cidadania automática: o que pode mudar para o brasileiro com Trump no poder

    Republicano retornou à Casa Branca com discurso protecionista e imperialista. O recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retornou à Casa Branca com um discurso protecionista, imperialista e sem sinais de reconciliação com os desafetos. 🌎 No primeiro dia de trabalho, na segunda-feira (20), o republicano já assinou uma série de ordens executivas (uma espécie de decreto) que impactam…


Os comentários estão desativados.