A medida permite que qualquer casal homossexual participe do ritual, embora padres tenham o direito de recusar a cerimônia
O Vaticano passou a autorizar que padres realizem bênçãos para casais do mesmo sexo, representando um dos avanços mais significativos na inclusão de fiéis homossexuais. A decisão foi anunciada esta semana (18) e representa um pedido aguardado por anos pela comunidade LGBTQ+ e fiéis.
Qualquer casal do mesmo sexo agora tem permissão para participar desse ritual, no entanto, padres católicos têm o direito de abençoar casais homossexuais de acordo com sua própria vontade, sendo-lhes concedida a prerrogativa de recusar a cerimônia sem a necessidade de justificação, como informado pelo G1.
Para a Igreja Católica, a bênção é definida como a invocação, por meio de orações, da proteção de Deus sobre uma ou mais pessoas, sem equivaler à celebração de um casamento pelo padre. A nova medida também estipula que o rito não deve assemelhar-se a uma cerimônia de casamento.
No mesmo comunicado, o Vaticano reafirma que a Igreja Católica mantém sua posição de considerar a união entre casais do mesmo sexo como um ato “irregular”, mantendo inalterada sua doutrina,mas destaca que a permissão para bênçãos é interpretada como um “sinal de que Deus acolhe a todos”.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.