Relatório final de investigação deve ser apresentado ao STF ainda nesta semana

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o tenente-coronel Mauro Cid. Foto: Alan Santos/PR

A Polícia Federal (PF) irá finalizar nesta semana o inquérito que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro. O documento tem mais de 700 páginas e será enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O relatório final deverá indiciar inúmeras pessoas por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Apesar disso, não há previsão de pedidos de prisão antecipada dos envolvidos.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Walter Braga Netto, Augusto Heleno, o tenente-coronel Mauro Cid e outros envolvidos na trama serão indiciados, segundo uma fonte do caso ouvida pela revista Veja.

A operação deflagrada pela PF na terça-feira (19), que resultou na prisão de quatro militares e um policial federal por suspeita de integrarem uma organização criminosa responsável por planejar um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estará no documento.

Os materiais apreendidos durante a operação ainda passarão por perícia.

Segundo as investigações, o grupo planejava assassinar o petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes, que vinha sendo monitorado pelos golpistas.

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Rosinei Coutinho/STF

Após receber o relatório, Moraes avaliará a possibilidade de levantar o sigilo e tornar públicos os documentos e provas obtidas pela PF. Em seguida, o material será encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se apresentará denúncia criminal contra os envolvidos.

Cid foi intimado por Moraes a prestar esclarecimentos na próxima quinta-feira (21) na sala de audiências do STF. O depoimento ocorrerá às 14h.

A audiência foi agendada pelo próprio ministro para esclarecer “contradições” entre os depoimentos do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e as investigações da PF.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada

    Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada

    Presidente interrompe ciclo de queda, avança na classe média e entre os mais escolarizados, e mantém força no Nordeste 247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinais de recuperação em sua popularidade após meses de desgaste. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, a aprovação de seu governo cresceu cinco…


  • AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas

    AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas

    Documento prevê a divulgação dos dados no Portal da Transparência 247 – A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou, nesta sexta-feira (4), um parecer que estabelece regras para garantir transparência nos gastos relacionados a viagens da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. O documento, que vale para todos os cônjuges de presidentes da República, prevê a…


  • Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF

    Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF

    Vinte e sete linhas serão reforçadas com mais 119 viagens; além disso, um novo serviço fará percurso entre a Estação da Asa Sul e o Zoológico Por Agência Brasília* – A partir deste domingo (6), haverá reforço na operação de ônibus em diversas regiões administrativas para ampliar o atendimento ao programa Vai de Graça, que permite…


Os comentários estão desativados.