16ª Cúpula do Brics será realizada em Kazan entre os dias 22 e 24 de outubro. O Brasil assumirá a presidência do bloco em 2025
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (20) rumo à Rússia, onde participará da 16ª Cúpula do Brics, agendada para ocorrer em Kazan entre os dias 22 e 24 de outubro. Lula estará acompanhado de ministros e será recebido em um jantar oferecido pelo presidente russo, Vladimir Putin, no dia 22.Segundo a CNN Brasil, durante a cúpula, o foco principal de Lula será buscar o apoio da Rússia e da China para a reformulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Em seu discurso, o presidente enfatizará a necessidade de uma reforma na ONU em 2025, quando se celebra o 80º aniversário da Carta das Nações Unidas. Lula defende que a organização precisa ser modernizada para refletir as transformações globais atuais.
O apoio da Rússia e da China é considerado fundamental para que o Brasil tenha chances de se tornar um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Contudo, até o momento, ambos os países têm mostrado certa resistência a essa proposta. Em contrapartida, França e Estados Unidos já expressaram apoio à inclusão do Brasil como membro definitivo, enquanto Alemanha, Japão, África do Sul e Índia também reivindicam a adesão.
Na última sexta-feira (18), Putin comentou a proposta de introduzir uma moeda unificada para o grupo do BRICS, considerando-a prematura, pois exigiria um alto nível de integração entre os países membros. Ele afirmou que as nações do grupo devem avançar gradualmente neste aspecto e que a Rússia está empenhada em fortalecer o novo banco do Brics.O líder russo busca transformar o Brics — agora expandido para incluir Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos — em um contrapeso ao Ocidente no cenário político e comercial global.
Ainda de acordo com a reportagem, Lula também deverá aproveitar a viagem para discutir um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Em maio, Brasil e China apresentaram uma proposta conjunta para as negociações de paz, que prevê a participação dos governos russo e ucraniano, defendendo que a Rússia não pode ser excluída das discussões para encontrar uma solução para o conflito.
Após o incidente com o avião presidencial durante uma viagem ao México no início do mês, Lula utilizará um Airbus 330-200, identificado pela FAB (Força Aérea Brasileira) como KC30, para a viagem a Kazan. Essa aeronave está sendo empregada, também, para repatriar brasileiros que desejam retornar ao país em meio aos conflitos no Oriente Médio.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana
- Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília
- Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira
- Plano bolsonarista para envenenar Lula reacende suspeitas sobre a morte de Bebianno
- Câmara muda texto e PL que amplia cotas em concursos volta ao Senado