
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou que os dez estados com os maiores índices de focos de incêndio apresentem, em um prazo de um mês, um diagnóstico detalhado das causas das queimadas em seus municípios. A decisão foi tomada durante uma audiência de conciliação nesta quinta-feira, 19.
Os estados também deverão informar, em até cinco dias, se há focos de incêndio sem combate em seus territórios. Juntos, esses estados concentram 85% dos focos de calor do Brasil, com os três principais sendo Mato Grosso, Pará e Amazonas.
Os estados listados no documento enviado pelo STF à Advocacia-Geral da União (AGU) incluem: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Dino ainda determinou que as corregedorias dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais dos estados envolvidos, que abrangem os biomas da Amazônia e do Pantanal, apresentem inquéritos e processos relacionados a crimes ambientais.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também deve fornecer um relatório sobre as fiscalizações realizadas em parceria com os estados.

A audiência de conciliação, que contou com a participação de governadores e representantes dos estados da região, abordou a grave situação das queimadas. Em sua declaração de abertura, Dino enfatizou que, se os atuais fluxos de destruição ambiental não forem revertidos, tanto a população quanto os biomas da Amazônia e do Pantanal estarão em risco.
“Se não houver reversão dos fluxos hoje estabelecidos, o Pantanal, a Amazônia e nosso país estarão ameaçados”, alertou o ministro Flávio Dino.
Recentemente, Dino autorizou o governo federal a emitir créditos extraordinários fora das metas fiscais, permitindo a liberação de recursos sem impacto nos balanços do governo, até o fim do ano. Esses recursos serão direcionados exclusivamente para o combate aos incêndios que afetam 60% do território nacional.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Saiba as novidades para segunda edição do concurso público unificado
Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) usará o código de barras no cartão-resposta para identificar automaticamente o candidato, no lugar do preenchimento de bolinhas com caneta preta,…
Entregadores mantêm paralisação por melhores condições de trabalho
Entre as reivindicações estão uma taxa mínima de R$ 10 por corrida Entregadores que trabalham em plataformas digitais continuam mobilizados nesta terça-feira (1°) em diferentes cidades brasileiras contra a precarização e por melhores condições de trabalho. No Rio de Janeiro, participantes de uma manifestação na zona norte da cidade foram presos e autuados. Em São Paulo,…
DF restringe horário de distribuidoras de bebidas como estratégia para redução da criminalidade
Nova regulamentação visa reduzir crimes e desordens nas regiões administrativas, promovendo maior sensação de segurança Como estratégia para reduzir os índices criminais, minimizar desordens físicas e sociais e garantir maior sensação de segurança à população, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e da Secretaria de Governo (Segov),…