A manifestação está marcada para hoje, 20, no salão verde da Câmara dos Deputados; ‘são 500 dias de injustiça e de dignidade de Lula’
Em razão dos 500 dias de prisão do presidente Lula, os partidos de oposição do governo de Bolsonaro e os parlamentares do Partido dos Trabalhadores farão um ato no salão verde da Câmara dos Deputados, hoje, 20, para protestar contra a prisão que é considerada por diversos juristas e políticos como ilegal.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT-RS), em entrevista exclusiva do Jornal TaguaCei, disse que o momento é de lutar pela liberdade de Lula em todos os cenários, sejam eles políticos, jurídicos e sociais.
“O que eles querem é entregar o nosso pré-sal, nossa Amazônia, nossa soberania, esse golpe é um golpe que envolve um consórcio de interesses. E só foi bem sucedido porque teve um braço do poder Judiciário, do Legislativo, do grande empresariado e nos temos um braço fundamental que foi a mídia – mídia é quem amarra tudo isso”, lembra Pimenta.
O deputado explica que são 500 dias de “injustiça”, mas também de provação da “dignidade de Lula” que até o momento “não abaixou a cabeça e tem a consciência exata de que é inocente”.
Lula foi preso no dia 7 de abril do ano passado, após se entregar à Polícia Federal no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Golpe
A ideia de perseguição a Lula ainda é defendida pelo PT, conforme ressalta o próprio Paulo Pimenta. Em sua entrevista, ele destaca que a perseguição sofrida sobre o ex-presidente é reflexo de um complô armando entre o poder judiciário e grande mídia.
Para Pimenta isso precisa ser revertido por meio do fortalecimento da mídia alternativa que ainda não estaria corrompida. Pois, segundo ele a grande mídia estaria destorcendo as informações para criar um clima de anti-Lula. “Temos que criar o nosso espaço, a nossa alternativa da comunicação, nós temos que fortalecer as redes alternativas, os blogs, os sites, para que a população possa compreender que ela pode ter informação sem ter que recorrer à grande mídia.”
Justiça
No próximo dia (27), a Segunda Turma do Supremo Tribunal de Federal (STF) deve julgar o habeas-corpus que a analise o pedido da defesa do ex-presidente sobre a acusação de ter recebido um imóvel no valor de R$ 12,5 milhões, da Odebrecht.
“Vamos fazer uma manifestação nesta terça-feira, 20, no salão verde da Câmara dos Deputados, para protestar contra essa arbitrariedade que estão a fazer com Lula”, enfatiza Pimenta.
A manifestação, que também pode ser feita em frente ao STF, está marcada para ocorrer amanhã a partir das 17h.
Governo Bolsonaro
De acordo com Pimenta, as medidas tomadas pelo presidente Jair Bolsonaro compromete seriamente seu mandato. O que, segundo o deputado, poderia resultar em “crime de responsabilidade” e não “crime de decoro”.
“Quando ele se utiliza do cargo para pedir uma investigação da Receita Federal, quando ele tem os filhos envolvidos no escândalo do Paraguai – a questão de Itaipu”, ressalta o petista, que também mencionou o caso Queiroz, onde o presidente teria trocado o superintendente da Polícia Federal do Rio de Janeiro que investigava o caso.
“Não é só o problema de que esse cara [Jair Bolsonaro] envergonha o Brasil. Ele está destruindo o Brasil, o nosso legado, a nossa soberania, as nossas conquistas. Há um processo de corrosão da economia”, diz o deputado.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5