youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Os partidos têm até 5 de agosto para definir coligações, chapas e listas de candidatos a vereador e prefeito

A corrida para as eleições municipais entra em uma fase decisiva a partir deste sábado (20) com o início das convenções partidárias, relata o  jornal O Globo. Em diversas capitais, o cenário eleitoral ainda apresenta muitas indefinições, incluindo a escolha dos vices de candidatos à reeleição, como no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, e possíveis retiradas de pré-candidaturas, como em São Paulo. Os partidos têm até 5 de agosto para definir coligações, chapas e listas de candidatos a vereador, cinco dias antes do prazo final para o registro oficial na Justiça Eleitoral.

O primeiro dia de convenções promete eventos importantes com a presença de figuras de destaque. Em São Paulo, o presidente Lula (PT) participa da oficialização da campanha de Guilherme Boulos (Psol), que terá Marta Suplicy (PT) como vice e contará com suporte financeiro do PT. Em Belo Horizonte, Gilberto Kassab, presidente do PSD, estará presente para anunciar a candidatura à reeleição de Fuad Noman (PSD).

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) busca a reeleição em um evento classificado como “cartorial” por seus aliados, focado na nominata de vereadores e na sua própria candidatura, deixando a definição do vice para o início de agosto.

Em São Paulo, apesar de Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos já terem definido seus vices, as convenções de outros partidos, como União Brasil e PSDB, são aguardadas para completar o cenário eleitoral. O União Brasil, por exemplo, fará sua convenção neste sábado, mas só anunciará sua posição após as demais convenções. O partido não deve apoiar a candidatura própria de Kim Kataguiri e considera Pablo Marçal (PRTB), embora enfrentem disputas internas.

O PSDB, que realiza sua convenção em 27 de julho, aguarda a confirmação da candidatura de José Luiz Datena, que historicamente tem desistido de campanhas. Datena, no entanto, afirma que seguirá até o fim desta vez, embora sua ausência em eventos recentes tenha gerado especulações sobre uma nova desistência.

Em Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) parece ter seu vice encaminhado pelo União Brasil, mas a decisão final será nos próximos dias. O prefeito conta com o apoio de Gilberto Kassab na convenção, enquanto outros candidatos, como Mauro Tramonte (Republicanos) e Carlos Viana (Podemos), têm convenções agendadas para o início de agosto.

No Rio de Janeiro, o principal adversário de Eduardo Paes, Alexandre Ramagem (PL), será oficializado na segunda-feira (22), ainda sem vice definido. O pré-candidato tem contado com o apoio de Jair Bolsonaro (PL) em eventos recentes.

Em Recife e Salvador, os atuais prefeitos João Campos (PSB) e Bruno Reis (União Brasil) lideram com vantagem e têm suas convenções agendadas para o início de agosto. Em Fortaleza, a disputa é mais acirrada, com Sarto (PDT) e Evandro Leitão (PT) como principais concorrentes, ambos com convenções marcadas para o final do mês.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.