No dia 8 de maio, o Partido Liberal, que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como principal nome, criou uma nova diretriz proibindo que membros da sigla apoiem candidatos de outras coligações nas eleições municipais. A ordem, emitida por Valdemar da Costa Neto, já resultou no pedido de expulsão de duas deputadas que apoiaram publicamente o pré-candidato do MDB em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Na circular enviada a todos os diretórios, Valdemar advertiu que membros do PL que apoiassem candidatos de outros partidos estariam sujeitos a procedimentos ético-disciplinares. “Detentor de mandato eletivo que apoiar, clara ou veladamente, candidato de outro partido em eleição em que o Partido Liberal tenha candidato estará sujeito a instauração de procedimento ético disciplinar”, afirmou.
Na última sexta-feira (17), o presidente do PL em Angra dos Reis, Valmir Servolo, pediu ao conselho de ética a instalação de um processo disciplinar para expulsar a deputada federal Soraya Santos e a deputada estadual Célia Jordão. Na noite anterior, as duas estiveram no evento de lançamento da pré-candidatura de Claudio Ferretti, do MDB, escolhido pelo atual prefeito Fernando Jordão (PL) para disputar sua sucessão. Célia Jordão é esposa de Fernando, e Soraya Santos tem Angra dos Reis como base eleitoral.
Vídeos do evento mostram Célia Jordão elogiando Ferretti, dizendo que ele é “aquele homem que calça a botina e vai para a lama”, e puxando um coro com a música “Poeira”, de Ivete Sangalo. O pré-candidato do PL na cidade é o empresário bolsonarista Renato Araújo, amigo de Jair Bolsonaro e envolvido na reforma da casa de praia de Bolsonaro na cidade litorânea.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- PF investiga caso de jovem baleada pela PRF; estado da vítima é grave
- Daniel Silveira descumpriu 227 vezes medidas cautelares, diz Alexandre de Moraes
- Esquerda e direita enfrentam desafios na renovação de líderes visando eleições de 2026
- Desemprego deve permanecer baixo no terceiro ano do governo Lula 3
- Atenção! CRLV-e 2024 passa a ser obrigatório em 1º de janeiro no DF