youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, o ex-ministro José Dirceu relata que está preparado para a hipótese de entrar na cadeia para não sair nunca mais. Ele diz “o país vive uma situação de insegurança e instabilidade jurídica, de violação dos direitos e garantias individuais. O aparato judicial policial se transformou em polícia política.”

Dirceu, que também á advogado, afirma que o ordenamento jurídico tomou um caminho excessivamente punitivista no país: “eles acabaram com a progressão penal. Você só pode ser beneficiado se reparar o dano que dizem ter causado. E como, se todos os seus bens estão bloqueados?”

Demonstrando a habitual força mental construída em uma biografia de resistência à ditadura, clandestinidade e treinamento de guerrilha em Cuba nos anos 70, Dirceu afirma que não fugirá ao seu destino: “preso ou aqui fora, vou fazer tudo o que eu fazia: ler, estudar e fazer política. Eu tenho que cumprir a pena. Eu não posso brigar com a cadeia. O preso que briga com a cadeia cai em depressão, começa a tomar remédio.”

Leia mais aqui.