youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Senadora será responsável por conduzir discussões acerca dos planos nacional de Educação e de Cultura. Ela também apontou para a necessidade do fortalecimento do programa Pé-de-Meia

Senadora Teresa Leitão assumiu a presidência da Comissão de Educação e Cultura

Emocionada, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) assumiu nesta quarta-feira (19/2) a presidência da Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado. Eleita por aclamação, Teresa Leitão ficará responsável pela coordenação da CE no próximo biênio.

Importantes espaços de discussões estratégicas, a senadora lembrou que as comissões são capazes de mobilizar a sociedade e aprimorar proposições que devem se destinar aos verdadeiros anseios da população.

“Com diálogo e união, atuaremos por políticas públicas fortes, orientadas pela pactuação política e social. Vamos fazer um biênio de trabalho por políticas perenes e com esforço de coordenação federativa. Com muito mais para a educação e a cultura”, destacou Teresa Leitão.

Além disso, a senadora apontou que o colegiado terá a missão de debater, neste ano, políticas públicas permanentes, como os planos nacionais de Educação (PNE) e de Cultura (PNC).

“São legislações que chegam a esta Casa com uma importante carga de legitimidade, já que são frutos de conferências nacionais. São temas que devem mobilizar todo o país, já que são ansiados pela sociedade”, disse.

Para Teresa Leitão, os senadores também precisam reforçar e valorizar o programa Pé-de-Meia e outras iniciativas que apoiem financeiramente estudantes de baixa renda no ensino médio.

O programa do governo Lula beneficia 3,9 milhões de alunos do ensino médio a um custo anual de R$ 12,5 bilhões, mas encontrou entraves no Tribunal de Contas da União (TCU) por supostamente não observar regras orçamentárias.

“Já estivemos no TCU para contribuir com a garantia de um financiamento adequado. Nós esperamos que em um prazo de 120 dias tenhamos tudo bem resolvido”, disse a senadora.

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo Lula no Senado, parabenizou Teresa pela eleição e aproveitou para reforçar a defesa do programa Pé-de-meia.

“Nós poderemos reduzir a saída de alunos no meio da caminhada, poderemos dar um estímulo. Efetivamente, sem essa formação [do ensino médio], o país não anda”, alertou.

O senador Humberto Costa (PT-PE) também parabenizou a colega pela eleição e apontou que se trata do reconhecimento de seu trabalho na área da educação.

“A senhora sempre se manifestou com competência e compromisso. Tenho a convicção de que fará um excelente trabalho”, afirmou.

Já a senadora Augusta Brito (PT-CE) afirmou que a CE ganha com a eleição de Teresa Leitão por ter uma professora à frente do colegiado.

“Com certeza, a educação do nosso país sabe do grande papel que vossa excelência vai desempenhar à frente desta comissão”, registrou.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • VÍDEO – Bolsonaro foi avisado que golpe causaria ditadura de 30 anos, diz Cid

    VÍDEO – Bolsonaro foi avisado que golpe causaria ditadura de 30 anos, diz Cid

    O general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, previa que o golpe de Estado planejado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados criaria um regime autoritário por até 30 anos, segundo Mauro Cid. A declaração foi dada pelo tenente-coronel em depoimento de sua delação premiada à Polícia Federal. O então chefe do Exército foi contrário ao plano golpista…


  • Moraes vota para tornar Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro, réu pelo 8/1

    Moraes vota para tornar Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro, réu pelo 8/1

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou para tornar réu Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, por participação no ataque golpista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Ele é sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro. A Primeira Turma da Corte começou a analisar a denúncia da Procuradoria-Geral da República…


  • Tortura onde? Fãs de Ustra, bolsonaristas dão piti com instrução de Moraes a Cid

    Tortura onde? Fãs de Ustra, bolsonaristas dão piti com instrução de Moraes a Cid

    Os parlamentares bolsonaristas que agora acusam o ministro Alexandre de Moraes de “tortura e coerção” na audiência com o tenente-coronel Mauro Cid são os mesmos que exaltam um dos mais notórios torturadores da ditadura militar brasileira, Carlos Alberto Brilhante Ustra. Essa contradição expõe a falta de coerência moral da extrema direita, que defende com veemência…


Os comentários estão desativados.