
Com histórico de problemas em emendas, presidente da Câmara atua para resolver embate sobre o tema com o Supremo Tribunal Federal
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), patrocinou emendas que bancaram obras investigadas pelo Ministério Público Federal sob suspeita de desvios em ao menos duas operações desde 2015.
Motta, após ser eleito presidente, atua para resolver o impasse sobre a liberação de emendas depois de o ministro Flávio Dino suspender pagamentos e cobrar mais transparência no repasse desse tipo de verba.
Enquanto atua nos bastidores, o presidente da Câmara tem o histórico de emendas que bancaram obras problemáticas e que desaguaram na delação de um empresário contra ele – nunca homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em 2015, a Operação Desumanidade, do MPF, investigou desvios na construção de 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS), parte dos valores era proveniente de emendas de Motta. Familiares do deputado, entre eles sua avó e sua mãe, foram alvo.Play Video
O caso depois foi arquivado pela Justiça, mas sem que o STF analisasse a delação feita com um dos empresários investigados.
Dono da empresa Soconstrói, José Aloysio Machado da Costa Júnior resolveu delatar após ser alvo da operação e disse em depoimento gravado em vídeo que 20% dos valores desviados da construção das UBSs foram utilizados na campanha de Motta em 2014.
O acordo de delação de Costa Júnior foi enviado ao STF, mas nunca foi homologado. Com isso, Hugo Motta não foi formalmente investigado por causa dos relatos do empresário.
Anos depois, em setembro de 2024, nova obra custeada com emenda de Hugo Motta foi alvo de operação. Também nesse caso, Motta, até o momento, não é investigado.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada
Presidente interrompe ciclo de queda, avança na classe média e entre os mais escolarizados, e mantém força no Nordeste 247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinais de recuperação em sua popularidade após meses de desgaste. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, a aprovação de seu governo cresceu cinco…
AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas
Documento prevê a divulgação dos dados no Portal da Transparência 247 – A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou, nesta sexta-feira (4), um parecer que estabelece regras para garantir transparência nos gastos relacionados a viagens da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. O documento, que vale para todos os cônjuges de presidentes da República, prevê a…
Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF
Vinte e sete linhas serão reforçadas com mais 119 viagens; além disso, um novo serviço fará percurso entre a Estação da Asa Sul e o Zoológico Por Agência Brasília* – A partir deste domingo (6), haverá reforço na operação de ônibus em diversas regiões administrativas para ampliar o atendimento ao programa Vai de Graça, que permite…