youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Com histórico de problemas em emendas, presidente da Câmara atua para resolver embate sobre o tema com o Supremo Tribunal Federal

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), patrocinou emendas que bancaram obras investigadas pelo Ministério Público Federal sob suspeita de desvios em ao menos duas operações desde 2015.

Motta, após ser eleito presidente, atua para resolver o impasse sobre a liberação de emendas depois de o ministro Flávio Dino suspender pagamentos e cobrar mais transparência no repasse desse tipo de verba.

Enquanto atua nos bastidores, o presidente da Câmara tem o histórico de emendas que bancaram obras problemáticas e que desaguaram na delação de um empresário contra ele – nunca homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 2015, a Operação Desumanidade, do MPF, investigou desvios na construção de 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS), parte dos valores era proveniente de emendas de Motta. Familiares do deputado, entre eles sua avó e sua mãe, foram alvo.Play Video

O caso depois foi arquivado pela Justiça, mas sem que o STF analisasse a delação feita com um dos empresários investigados.

Dono da empresa Soconstrói, José Aloysio Machado da Costa Júnior resolveu delatar após ser alvo da operação e disse em depoimento gravado em vídeo que 20% dos valores desviados da construção das UBSs foram utilizados na campanha de Motta em 2014.

O acordo de delação de Costa Júnior foi enviado ao STF, mas nunca foi homologado. Com isso, Hugo Motta não foi formalmente investigado por causa dos relatos do empresário.

Anos depois, em setembro de 2024, nova obra custeada com emenda de Hugo Motta foi alvo de operação. Também nesse caso, Motta, até o momento, não é investigado.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • VÍDEO – Bolsonaro foi avisado que golpe causaria ditadura de 30 anos, diz Cid

    VÍDEO – Bolsonaro foi avisado que golpe causaria ditadura de 30 anos, diz Cid

    O general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, previa que o golpe de Estado planejado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados criaria um regime autoritário por até 30 anos, segundo Mauro Cid. A declaração foi dada pelo tenente-coronel em depoimento de sua delação premiada à Polícia Federal. O então chefe do Exército foi contrário ao plano golpista…


  • Moraes vota para tornar Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro, réu pelo 8/1

    Moraes vota para tornar Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro, réu pelo 8/1

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou para tornar réu Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, por participação no ataque golpista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Ele é sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro. A Primeira Turma da Corte começou a analisar a denúncia da Procuradoria-Geral da República…


  • Tortura onde? Fãs de Ustra, bolsonaristas dão piti com instrução de Moraes a Cid

    Tortura onde? Fãs de Ustra, bolsonaristas dão piti com instrução de Moraes a Cid

    Os parlamentares bolsonaristas que agora acusam o ministro Alexandre de Moraes de “tortura e coerção” na audiência com o tenente-coronel Mauro Cid são os mesmos que exaltam um dos mais notórios torturadores da ditadura militar brasileira, Carlos Alberto Brilhante Ustra. Essa contradição expõe a falta de coerência moral da extrema direita, que defende com veemência…


Os comentários estão desativados.