Ministro da CGU, que esteve na comitiva, assinou memorando de entendimento com o Conselho de Prevenção da Corrupção de Cabo Verde
O Brasil reforçou seu compromisso global no enfrentamento à corrupção durante a 37ª Cúpula da União Africana, realizada em Adis Abeba, Etiópia. Sob a liderança do presidente Lula (PT), a delegação brasileira, encabeçada pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, desempenhou um papel de destaque na construção de parcerias e colaborações estratégicas com países africanos.
Um dos momentos-chave do evento foi a assinatura do memorando de entendimento entre a CGU e o Conselho de Prevenção da Corrupção de Cabo Verde. Este acordo estabelece bases sólidas para futuras iniciativas conjuntas, visando promover a integridade, transparência e o combate à corrupção, com ênfase na criação de um ambiente global justo e sustentável.
“Estou seguro de que a troca de informações, boas práticas e experiências entre nossas instituições fortalecerão nossas ações anticorrupção em todas as suas vertentes”, ressaltou o ministro Vinícius de Carvalho.
Outro ponto relevante está relacionado à participação do Brasil na presidência do G20, onde a CGU lidera o Grupo de Trabalho Anticorrupção. Durante a cúpula, o ministro da CGU se encontrou com representantes da Comissão da União Africana para discutir as prioridades do grupo, que incluem a promoção da integridade, medidas anticorrupção no setor privado e o fortalecimento da integridade pública.
“Nossas prioridades são ambiciosas, mas estão alinhadas com o lema da Presidência do G20, que visa construir um mundo justo e um planeta sustentável”, afirmou o ministro Vinícius de Carvalho. Ele também ressaltou a importância de abordar as relações entre desenvolvimento sustentável e políticas de integridade e anticorrupção.
A comitiva brasileira, composta por ministros de diversas pastas, demonstrou o comprometimento do país em colaborar ativamente com as nações africanas na luta contra a corrupção e na promoção de um desenvolvimento equitativo e sustentável.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gleisi: “não haverá paz com impunidade para quem atentou contra a democracia. Sem anistia”
- Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Netanyahu por crimes de guerra e contra humanidade
- Brasileiro é racista para 59% da população, diz Datafolha
- Organização criminosa: PGR quer denunciar Bolsonaro unindo tentativa de golpe, joias e fraude em vacinas
- Chuvas intensas acendem “alerta de perigo” na maior parte do país; veja previsão