A decisão, que atende a pedido da Polícia Federal (PF), está agora nas mãos do ministro Kassio Nunes Marques
A Justiça Federal na Bahia determinou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ministro Flávio Dino assuma a relatoria da Operação Overclean, que investiga esquema de desvio milionário de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares. A decisão, que atende a pedido da Polícia Federal (PF), está agora nas mãos do ministro Kassio Nunes Marques, sorteado inicialmente como relator, que decidirá sobre a distribuição.
A Operação Overclean apura fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro em contratos de engenharia, com movimentações suspeitas que chegam a R$ 1,4 bilhão.
A PF justificou o pedido de redistribuição por conexão com investigações já conduzidas por Dino que tratam do mau uso de emendas parlamentares. Em decisão anterior, Dino suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas e destacou o episódio de apreensão de dinheiro em um avião, em Brasília, no decorrer da operação da PF.
Na decisão sobre as emendas, Dino também cita o episódio em que Francisco Nascimento, primo do deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), jogou uma sacola de dinheiro pela janela durante a primeira fase da Overclean, em Campo Formoso (BA).Play Video
A apuração com origem na Bahia foi remetida ao STF exatamente por ter Elmar Nascimento entre os investigados, entre outros parlamentares com foro privilegiado.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Haddad diz que fake news sobre Pix foi “agressão do bolsonarismo ao Estado brasileiro”
- “Temos de ser firmes e enfrentar esse debate, desmascarando as mentiras”, diz Gleisi
- Efeito Lula: emprego e salário na indústria crescem, e exportações batem recorde
- Efeito Lula: Brasil atinge maior marca de empreendedorismo da história
- Conhecido pelas ‘rachadinhas’ com Flávio Bolsonaro, Queiroz ganha cargo no RJ