
O deputado Odair Cunha (PT-MG) vai assumir a liderança da bancada do PT na Câmara no lugar do deputado Zeca Dirceu (PT-PR). A escolha foi definida nesta terça-feira (6). A mudança na liderança do partido é tradicional e acontece todo ano.
Cunha, que tem 47 anos, é formado em Direito. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2003 e, em 2007, conseguiu a reeleição. Em 2013, foi escolhido para ser presidente estadual do PT em Minas Gerais. Assumiu a Secretaria de Governo do Estado no período de 2015 a 2018, quando voltou a ocupar o cargo de deputado federal. Em 2022, foi eleito para o quarto mandato.
Na Câmara dos Deputados, já ocupou as funções de terceiro-secretário da Mesa Diretora, vice-líder do Governo e relator da Medida Provisória que criou o Programa Bolsa Família, entre outras.
O deputado destacou que está há 21 anos na bancada federal do partido e se sente honrado por ser líder dos outros 67 parlamentares petistas.
“Agradeço aos companheiros e companheiras parlamentares pela confiança e reforço a continuidade do nosso trabalho em defesa dos direitos do povo brasileiro, sempre defendendo a democracia e a construção de um Brasil mais justo e inclusivo para todas e todos”, afirmou o deputado em uma publicação no X (antigo Twitter).PauseUnmute
Durante a reunião para a escolha da nova liderança, Dirceu fez uma síntese do trabalho ao longo de 2023 e destacou o papel estratégico que o PT teve na aprovação de projetos como a reforma tributária, o novo marco fiscal, a retomada do Bolsa Família e do Minha Casa, Minha Vida.
Já no plenário, o Dirceu afirmou que o seu sucessor é um parlamentar muito experiente e acredita que ele vai realizar um bom trabalho.
“Gostaria de agradecer o companheirismo a boa convivência, o diálogo, os debates que tivemos aqui nessa casa que pra mim foi um aprendizado muito grande e eu considero os últimos 12 meses como um período muito positivo”, complementou Dirceu.
PSB e PDT
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) também adota o método de mudar a liderança do partido anualmente. Em 2024 o deputado Gervásio Maia (PSB-PB) vai assumir a liderança no lugar do deputado Felipe Carreras (PSB-PE).
A troca no comando foi oficializada em dezembro do ano passado. Segundo apurou a CNN, os próximos anos também já tem nomes definidos. Em 2025 está previsto o deputado Pedro Campos (PSB-PE) e, em 2026, Jonas Donizete (PSB-SP) deve assumir a liderança do partido.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) também terá novo líder em 2024, apesar da escolha ter sido definida em novembro do ano passado. Será o deputado Afonso Motta (PDT-RS).
Com informações da CNN Brasil
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Erika Hilton buscará apoio de Lula para PEC que propõe fim da escala 6×1
“Com toda a certeza vou procurar o Palácio do Planalto novamente”, disse a deputada A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) disse, em entrevista à CNN Brasil, que buscará o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a proposta de emenda à Constituição que propõe o fim da escala de trabalho 6×1. A parlamentar…
STF julga nesta sexta decisão de Flávio Dino sobre liberação de emendas parlamentares
Ministros avaliarão a validade da decisão que permitiu retomada parcial dos repasses, desde que cumpridas regras de transparência O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para esta sexta-feira (28) o julgamento que determinará a validade da decisão do ministro Flávio Dino, que homologou o plano de trabalho apresentado pelo Congresso Nacional para aumentar a transparência na…
Pimenta lamenta a imbecilização da direita e a decadência do parlamento
Parlamentar atribui o fenômeno à liderança de um personagem desqualificado como Bolsonaro Em discurso contundente na Câmara dos Deputados, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secom, manifestou sua perplexidade com o atual estado do Parlamento brasileiro, criticando a oposição representada pela extrema direita e revisitando o passado político e militar de Jair Bolsonaro. A…