Deputada petista lembrou que o governo Bolsonaro cortou reajustes do salário mínimo, do BPC e de aposentadorias
Na Câmara, Gleisi defendeu o BPC e outros benefícios sociais concedidos pelo governo Lula
A presidenta nacional do PT Gleisi Hoffmann (PR), desmentiu, em discurso contundente na tribuna da Câmara nesta terça-feira (18), as fake news de parlamentares bolsonaristas sobre a proposta de redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Vocês são mentirosos! Foi o governo Bolsonaro que cortou benefício do BPC, foi o Governo Bolsonaro que não deu reajuste real para o salário mínimo, que não deu reajuste real para os aposentados. Vocês ficaram quatro anos sem dar reajuste real do salário mínimo, e o BPC é corrigido pelo salário mínimo, vocês cortaram o aumento do BPC, cortaram o aumento da aposentadoria. Vocês não têm moral!”, disparou.
Gleisi Hoffmann enfatizou que foi o governo Lula que concedeu reajuste do salário mínimo acima da inflação, com 6% de ganho real. “O BPC é um benefício que é reajustado pelo salário mínimo, assim como os benefícios previdenciários. Isso deu ao povo mais condições de compra e de consumo. Enquanto vocês não tiveram coragem de dar reajuste real para um salário tão baixo, sendo que o reajuste real é fundamental para a economia e para o desenvolvimento que nós vivemos”, reiterou.
Comparação entre BPCs
A deputada também fez uma comparação entre os BPCs concedidos pelos governos Lula e Bolsonaro. “Em 2021 foram concedidos 400 mil BPCs e somente em 2022 vocês aumentaram a concessão de BPC porque era ano eleitoral – foram cerca de 690 mil. Assim como vocês também aumentaram o Bolsa Família fazendo proselitismo para tentar ganhar a eleição do Bolsonaro”, denunciou.
“Sabe quantos Benefícios de Prestação Continuada foram concedidos em 2023, que não era ano de eleição? Foram concedidos pelo presidente Lula 805 mil BPCs, mais que o dobro que foi concedido pelo governo de vocês (bolsonaristas) em 2021” comparou. Gleisi ainda citou que neste ano o governo já efetivou quase 700 mil BPCs.
Valorização do Salário Mínimo
Gleisi Hoffmann informou que já conversou com o relator da (PEC 45/2024), que faz parte do ajuste fiscal do governo, e assegurou que serão feitas todas as correções necessárias ao projeto. “Se a gente quer o desenvolvimento do Brasil voltado para aqueles que mais precisam, a gente precisa discutir com seriedade nesse plenário e parar de atacar, porque não tem moral [os bolsonaristas]. Aqueles que não reajustaram o salário mínimo e que não aumentaram a concessão de Benefício de Prestação Continuada”, afirmou, referindo-se aos apoiadores do inelegível Bolsonaro.
Governo para o povo
Na avaliação da deputada, é injusto apontar o dedo para o Governo do Presidente Lula, “um homem que sempre governou para o povo e que nos seus governos teve índices de crescimento da economia e de melhoria da renda da população que foram extraordinários”. Aliás, continuou Gleisi, “é agora, no Governo Lula que nós estamos tendo aumento do PIB, aumento da renda e aumento do emprego. E nós vamos estar aqui para continuar defendendo o que sempre defendemos o povo brasileiro, o povo trabalhador”, conclui.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…
Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…
Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…