youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Jilmar Tatto falou sobre os acertos da comunicação do PT e os desafios dos próximos anos Foto: Reprodução/TvPT

Titular da Secretaria Nacional de Comunicação analisa crescimento e desempenho das redes sociais, TvPT, Rádio PT e Site em entrevista ao Jornal PT Brasil desta quarta (18)

Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil exibida nesta quarta-feira (18), o secretário nacional de Comunicação do PT, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), considerou como bastante positivo o balanço e o desempenho do partido na área da comunicação em 2024.

Jilmar falou também do desafio para chegar a esses resultados e também sobre o que está sendo discutido para o futuro com relação a todo o conjunto do partido.

“O PT hoje está organizado nessa área, está em todas as redes sociais, tem conteúdo, tem notícias, tem TV, rádio, site. Agora, o grande desafio é a expansão disso, é você ter uma capilaridade em relação às notícias do PT. Isso foi um desafio, eu sempre falo e brinco, mas é verdadeiro, nós ‘estatizamos’ a comunicação do PT, porque nós temos que ter profissionais aqui, os equipamentos do PT, e é justamente para ter uma cultura de que a comunicação do PT é algo que depende de gestão, de direção, uma coisa que tem que ter continuidade. O grande desafio nosso agora é fazer com que os estados, os municípios, consigam também reproduzir isso no seu território”, argumentou Jilmar.

Assista a íntegra do programa Jornal PT Brasil exibido nesta quarta-feira (18) pela TvPT

Jilmar Tatto falou sobre o canal de televisão do partido via satélite, o PT Sat 1313 e explicou como foi a sua origem.

“Primeiro, nós pedimos um canal de uma concessão pública para o PT. E teve uma grita danada, mas qualquer partido podia pedir. Esse pedido hoje está lá no Ministério das Comunicações. Mas, paralelamente, nós fizemos uma assinatura do PT Sat. Então o PT hoje tem o canal 1313. E também esse canal que o pessoal está assistindo aqui também no YouTube. Então isso foi um marco, por isso que eu falo, nós temos o desafio de expandir, cada vez mais, que todo mundo possa aderir a esses canais”, afirmou.

O secretário de Comunicação do PT abordou também a credibilidade e a audiência alcançadas pela TvPT que, neste ano, recebeu lideranças importantes como o próprio presidente Lula, Janja da Silva/as, diversos/as ministros/as do governo, governadores, parlamentares, prefeitos e vereadores para gravações e entrevistas.

“Todo mundo do PT quer falar na TvPT”, destacou. “As pessoas me encontram na Câmara Federal, na rua, alguns perguntam: ‘tu vai me chamar pra dar uma entrevista lá na TvPT?’ Então isso significa que o pessoal quer dar entrevista. E quando você tem uma notícia nova para dar quer vir aqui ser entrevistado. Então isso mostra que é uma valorização da comunicação do PT. E vamos lembrar, nós estamos falando de milhões de filiados, é um público cativo. E de não só filiados, mas também do que é reproduzido no movimento social. A nossa base social acaba reproduzindo isso. Eu acho que é assim que a gente vai formando uma militância legal para reproduzir, inclusive, o que o PT está fazendo e o nosso governo está fazendo”, alegou o secretário.

Redes sociais do PT

Durante a campanha eleitoral deste ano, as redes sociais do PT bateram recordes de engajamento, exemplo disso foi o Instagram que teve um alcance 90% maior se comparado às eleições presidenciais de 2022. Para Jilmar, isso demonstra o desejo das pessoas de se engajarem nas novas ferramentas digitais incrementadas pelo PT.

“Cada vez mais as pessoas estão se engajando. E o Instagram meio que está na moda agora. Porque eu acho que é essa percepção que nós estamos tendo, dependendo do período. E às vezes muda. Antigamente se falava muito do Facebook. É essa inovação que a gente está conseguindo, como também às vezes aparecem canais novos e a gente acaba entrando nesses canais novos. Como você tem a juventude, o Instagram hoje é um canal que todo mundo está acessando. Nós temos um desafio em relação ao WhatsApp, de fazer crescer ainda mais o WhatsApp do partido. Nessas eleições nós nos preparamos inclusive no site Casa 13,  que está linkado com todas as informações dos programas do governo federal, que é a plataforma Comunica BR. E mesmo não sendo período eleitoral, as pessoas precisam de algum material. Elas entram na casa 13,  que é um instrumento de disputa política que nós estamos disponibilizando para todos que defendem a democracia e na luta por um país mais justo”, argumentou.

O secretário reafirmou ainda na entrevista a importância da atuação da comunicação do PT na transmissão importância para o país, como durante a apuração das eleições municipais deste ano o partido colocou em funcionamento um site de apuração dos votos de todo o país. Ele também citou a cobertura ao vivo pela TvPT na Cúpula do G20 Social e do G20 Paralelo, no Rio de Janeiro.

“A gente tem que estar presente também nesses eventos externos de grande importância. Temos que nos aperfeiçoar cada vez mais, temos que ter a cara do PT, a TV do PT, não precisamos pegar imagens da televisão comercial, é o contrário. Temos que fazer com que todo mundo comece a acessar a TV PT, e não é raro que as redes comerciais já usam a imagem da TvPT em seus noticiários. Então, isso mostra que nós somos altamente profissionais, temos uma qualidade fantástica. Então, nós temos que vender o nosso peixe”, argumentou Tatto.

Rádio e site

Na entrevista, Jilmar Tatto destaca o crescimento de quase 200% na audiência da Rádio PT no ano, e somente durante a campanha eleitoral ela cresceu mais de 100%. “É importante trabalhar todos esses meios de comunicação, a rádio é mais versátil, é mais fácil, o pessoal tem mais facilidade inclusive de ficar só ouvindo e não precisar ficar assistindo, então é fundamental a gente fortalecer e aumentar a audiência da nossa rádio”.

Já sobre o trabalho feito pelo site oficial do PT, que também ter grande engajamento no período, e que tem como prioridade um noticiário pautado por temas econômicos, sociais e pela defesa da democracia e sua consolidação, o secretário de Comunicação destaca como funciona essa tarefa diária.

“O mais importante é que é feita todos os dias uma reunião às nove horas da manhã e se verifica e discute a pauta do dia, quais são os assuntos do dia, o que foi aprovado na Câmara Federal, no Senado, no dia anterior, qual a repercussão que teve, a agenda do dia do presidente da República, do movimento social, de lideranças do PT, então a gente acaba pautando o Brasil em relação a isso. Nós não temos a força e os recursos que tem o governo federal, mas todo mundo quer saber o que o PT pensa, o que que o PT está repercutindo. Então, isso tá no site, e é o jeito também de quem se interessa pela pauta de esquerda, a pauta democrática, vai no site e vai perceber que lá tem um conteúdo com responsabilidade, sem  fake News, pois o PT tem que apresentar rumos, ajudar, inclusive, o presidente Lula a governar, ajudar os ministros, apresentando ideias e propostas, com a crítica também sendo feita com muita responsabilidade, porque é o nosso governo”, enfatizou ele.

Aniversário de 45 anos e PED

Para 2025, Jilmar Tatto afirma durante a sua entrevista ao Jornal PT Brasil que o ano vai começar com a comemoração dos 45 anos de fundação do partido, além da realização do Processo de Eleição Direta (PED) para renovar suas direções municipais, estaduais e nacional, quando serão realizadas inúmeras atividades e debates internos.

No aniversário do PT de 45 anos, vamos fazer uma festa linda, maravilhosa. Já está programada para os dias 20 e 21 de fevereiro e vai ser no Rio de Janeiro, a TvPT vai transmitir o aniversário todo, vão ter vários eventos que já estão sendo organizados. Então vai ser o marco dos 45 anos do PT. E depois nós temos também que nos preparar para as inserções da televisão e rádio, que é onde a gente entra e fala para milhões de brasileiros, em abril. E nós temos também o nosso processo de renovação das direções, que é o PED, com muitos debates, tem todo um calendário de filiação, de inscrições de chapas, de apresentação de candidatos, tudo isso nós vamos debater aqui na TvPT. O PT é um partido democrático, aberto, de massa, e as pessoas vão participar de tudo o que acontece na vida interna do PT. Eu acho que é esse o papel da comunicação, é permitir e propiciar que as pessoas possam defender as suas ideias e que todo povo brasileiro saiba o que as pessoas do PT estão pensando”, finalizou.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…


  • Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…


  • Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…


Os comentários estão desativados.