youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Agentes da Polícia Federal fazem guarda no Palácio do Planalto. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O policial federal Wladimir Matos Soares foi preso nesta terça-feira (19) sob suspeita de fornecer informações sobre a segurança do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a transição de governo. De acordo com a Polícia Federal, Wladimir repassou dados sensíveis para aliados do então presidente Jair Bolsonaro (PL) e se colocou à disposição para apoiar um golpe de Estado.

Wladimir, que integrava a equipe responsável pela segurança de Lula na transição, usava sua posição para compartilhar informações confidenciais com pessoas ligadas ao ex-presidente. Em mensagens ao capitão da reserva Sérgio Rocha Cordeiro, assessor especial do governo Bolsonaro, o policial afirmou que aguardava a “canetada” do então presidente para “defender o Palácio e o Presidente”.

Cordeiro, por sua vez, é investigado por planejar ações golpistas e por envolvimento no caso da fraude nos cartões de vacina de Bolsonaro. Em um dos episódios documentados pela PF, Wladimir enviou imagens e áudios de um militar que fazia parte da segurança de Lula, levantando questionamentos sobre sua ligação com o petista.

As mensagens trocadas entre Wladimir e Cordeiro ocorreram em um momento de tensão crescente em Brasília. Após a diplomação de Lula, em dezembro de 2022, bolsonaristas tentaram invadir a sede da Polícia Federal para libertar o cacique Serere Xavante, preso por atos antidemocráticos. O episódio resultou em vandalismo, com ônibus incendiados e aumento do caos na capital.

Rafael Martins de Oliveira, Hélio Ferreira Lima, Rodrigo Bezerra de Azevedo e Mario Fernandes, os “kids pretos” presos pela Polícia Federal. Foto: Reprodução

Em meio a esses eventos, Wladimir relatou em áudio que a segurança de Lula havia sido reforçada, com equipes do Comando de Operações Táticas (COT) alocadas em hotéis próximos ao presidente eleito. Mesmo assim, o policial expressava apoio ao golpe e esperava que o plano fosse concretizado: “Tamo nessa torcida. Essa porra tem que virar logo. Não dá pra continuar desse jeito”.

Além de Wladimir, os militares “kids pretos” Rafael Martins de Oliveira, Hélio Ferreira Lima, Rodrigo Bezerra de Azevedo e Mário Fernandes também foram presos nesta terça-feira.

O grupo que tinha a intenção de tomar o poder para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no cargo, também planejaram matar, por envenenamento, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu vice, Geral Alckmin, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a PF, Wladimir atuou em “unidade de desígnios” com o grupo conspirador, fornecendo informações que poderiam subsidiar ações futuras, caso o golpe fosse decretado.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…


  • Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…


  • Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…


Os comentários estão desativados.