youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Vantagem do ex-presidente Lula sobre Bolsonaro diminuiu de oito para seis pontos em uma semana, aponta o levantamento

www.brasil247.com - Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro
Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)

 Pesquisa Quaest, encomendada pelo banco Genial, divulgada nesta quarta-feira (10) aponta uma diminuição na vantagem do ex-presidente Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL).

Votos válidos:

  • Lula – 53%
  • Bolsonaro  – 47%

No levantamento realizado há uma semana, Lula tinha 54% e Bolsonaro 46%.

Votos totais

  • Lula – 47%
  • Bolsonaro – 42%
  • Brancos/Nulos – 6%
  • Indecisos – 5%

Considerados os votos totais, Lula aparecia na última pesquisa com 49%, enquanto Bolsonaro tinha 41%. Brancos/Nulos eram 6% e indecisos 4%. 

Desde a última rodada, a Quaest passou a incluir um novo cálculo, considerando os eleitores com maior probabilidade de ir votar no dia 30 de outubro. Por essa conta, Lula registra 52,8% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47,2%.

Nos outros grupos pesquisados, uma variação importante ocorreu na faixa entre 2 e 5 salários mínimos, onde os dois candidatos estavam tecnicamente empatados (45% para Bolsonaro e 44% para Lula) e hoje o ocupante do Palácio do Planalto tem 48% das intenções de voto contra 39%.

Entre os eleitores que votaram em Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, a maioria – 36% – pretende votar em branco, nulo ou abster-se; 32% estão indecisos, 19% declaram voto em Lula e 13% em Bolsonaro. Entre os que votaram em Ciro Gomes, do PDT, 41% dizem votar em Lula, 22% em Bolsonaro, 25% declaram votar em branco, nulo ou abster-se. Entre os que se abstiveram, 42% declaram voto em Lula, 32% em Bolsonaro, 15% mantêm a decisão do primeiro turno e 12% estão indecisos.

Perguntados sobre quem merece voltar ao Planalto, 52% dos entrevistados disseram que Lula merece voltar a ser presidente, contra 44% que não o querem de volta. E 49% consideram que Bolsonaro merece ser reeleito, contra 48%. O medo da volta do PT ao poder e o temor da continuidade de Bolsonaro registram hoje empate numérico em 43%.

Rejeição

A rejeição a Bolsonaro (46%) voltou a recuar e está empatada tecnicamente com a rejeição de Lula (42%) pela primeira vez na série histórica.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores presencialmente entre 16 e 18 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04387/2022.

Siga nossas redes sociais

https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta