youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

iro, mas quem está indo atrás é o povo do Bolsa Família, do Cadastro Único”, destaca Wellington Dias

Wellington Dias
Wellington Dias (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Governo Federal vem promovendo avanços significativos na inclusão socioeconômica de beneficiários do Cadastro Único e do Bolsa Família. Parcerias com a iniciativa privada, aliadas a políticas públicas robustas, têm garantido que esse público ocupe a maioria das novas vagas de emprego formal no país. Em entrevista ao “Fala MDS”, transmitido pela Agência Gov, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, detalhou as iniciativas que têm contribuído para esses resultados.

Segundo o ministro, em 2023, cerca de 71% das vagas de emprego geradas no Cadastro Geral de Empregos foram preenchidas por pessoas cadastradas no Bolsa Família e no Cadastro Único. “A vaga é para qualquer brasileiro, mas quem está indo atrás é o povo do Bolsa Família, do Cadastro Único”, afirmou Dias, com entusiasmo sobre o impacto das políticas de inclusão. “Este ano está melhor. Já estamos chegando a 77% das vagas. É dessa forma que a população eleva a renda”, acrescentou.

Estabilidade e Proteção: Bolsa Família além do emprego

Um dos destaques abordados por Wellington Dias é a chamada Regra de Proteção do Bolsa Família, que visa garantir estabilidade financeira às famílias que estão começando a trabalhar formalmente ou empreender. “Assinar um contrato de trabalho ou empreender não significa que os beneficiários saiam automaticamente do Bolsa Família”, explicou o ministro. A regra permite que, mesmo com a elevação de renda, se a família ainda não tiver superado a linha da pobreza, ela continue recebendo parte do benefício, garantindo mais segurança nesse período de transição.

Dias destacou que a faixa de proteção permite que, enquanto a renda per capita da família não ultrapassar meio salário mínimo, os beneficiários possam acumular o salário e parte do valor do Bolsa Família, incentivando uma transição mais suave para a independência financeira.

Apoio ao empreendedorismo e parcerias com o setor privado

O ministro também abordou iniciativas voltadas ao empreendedorismo de famílias de baixa renda, com destaque para o Programa Acredita no Primeiro Passo, que oferece linhas de crédito com juros reduzidos para impulsionar pequenos negócios. Além disso, parcerias com empresas privadas estão sendo realizadas para capacitar os beneficiários e integrá-los ao mercado de trabalho. Essas ações, segundo Wellington Dias, visam não apenas a inclusão, mas a “superação da pobreza”.

O Fala MDS, programa onde a entrevista foi concedida, tem episódios semanais exibidos às quartas-feiras no Canal Gov, com reprises ao longo da semana. O conteúdo também está disponível no YouTube, permitindo acesso amplo às informações sobre os programas sociais do governo.

Com essas iniciativas, o Governo Federal reforça seu compromisso em proporcionar oportunidades e estabilidade econômica para as famílias mais vulneráveis do país, criando um caminho para que deixem a dependência de benefícios sociais e alcancem maior autonomia financeira.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • “Deus me livre de mulher CEO”, diz empresário bolsonarista que não contrata “esquerdistas”

    “Deus me livre de mulher CEO”, diz empresário bolsonarista que não contrata “esquerdistas”

    O empresário bolsonarista Tallis Gomes, que ficou famoso após falar que não contrata esquerdistas, se envolveu em uma nova polêmica nas redes sociais na última quarta-feira (18). Respondendo a perguntas no Instagram, Gomes afirmou que “Deus me livre de mulher CEO”, insinuando que mulheres em altos cargos tendem a negligenciar a família. O coach argumentou que, para…


  • Tempo seco e céu alaranjado devem continuar até o fim da primavera; entenda

    Tempo seco e céu alaranjado devem continuar até o fim da primavera; entenda

    A primavera começa no próximo domingo (22) com um cenário de ondas de calor, seca e incêndios que têm afetado o Brasil. Especialistas indicam que a situação não deve melhorar tão cedo, com a previsão de um clima extremo até o final de 2024 ou início de 2025. O meteorologista Micael Amore Cecchini, do Instituto…


  • Musk cede e prepara anúncio de representante legal do X no Brasil

    Musk cede e prepara anúncio de representante legal do X no Brasil

    A rede social X, antigo Twitter, está prestes a anunciar seu novo representante legal no Brasil, segundo fontes próximas às negociações com o Supremo Tribunal Federal (STF), conforme apurou a CNN Brasil. Embora o nome ainda não tenha sido oficialmente revelado, os advogados envolvidos garantem que a escolha já está quase finalizada. O movimento ocorre…


Os comentários estão desativados.