youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


iro, mas quem está indo atrás é o povo do Bolsa Família, do Cadastro Único”, destaca Wellington Dias

Wellington Dias
Wellington Dias (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Governo Federal vem promovendo avanços significativos na inclusão socioeconômica de beneficiários do Cadastro Único e do Bolsa Família. Parcerias com a iniciativa privada, aliadas a políticas públicas robustas, têm garantido que esse público ocupe a maioria das novas vagas de emprego formal no país. Em entrevista ao “Fala MDS”, transmitido pela Agência Gov, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, detalhou as iniciativas que têm contribuído para esses resultados.

Segundo o ministro, em 2023, cerca de 71% das vagas de emprego geradas no Cadastro Geral de Empregos foram preenchidas por pessoas cadastradas no Bolsa Família e no Cadastro Único. “A vaga é para qualquer brasileiro, mas quem está indo atrás é o povo do Bolsa Família, do Cadastro Único”, afirmou Dias, com entusiasmo sobre o impacto das políticas de inclusão. “Este ano está melhor. Já estamos chegando a 77% das vagas. É dessa forma que a população eleva a renda”, acrescentou.

Estabilidade e Proteção: Bolsa Família além do emprego

Um dos destaques abordados por Wellington Dias é a chamada Regra de Proteção do Bolsa Família, que visa garantir estabilidade financeira às famílias que estão começando a trabalhar formalmente ou empreender. “Assinar um contrato de trabalho ou empreender não significa que os beneficiários saiam automaticamente do Bolsa Família”, explicou o ministro. A regra permite que, mesmo com a elevação de renda, se a família ainda não tiver superado a linha da pobreza, ela continue recebendo parte do benefício, garantindo mais segurança nesse período de transição.

Dias destacou que a faixa de proteção permite que, enquanto a renda per capita da família não ultrapassar meio salário mínimo, os beneficiários possam acumular o salário e parte do valor do Bolsa Família, incentivando uma transição mais suave para a independência financeira.

Apoio ao empreendedorismo e parcerias com o setor privado

O ministro também abordou iniciativas voltadas ao empreendedorismo de famílias de baixa renda, com destaque para o Programa Acredita no Primeiro Passo, que oferece linhas de crédito com juros reduzidos para impulsionar pequenos negócios. Além disso, parcerias com empresas privadas estão sendo realizadas para capacitar os beneficiários e integrá-los ao mercado de trabalho. Essas ações, segundo Wellington Dias, visam não apenas a inclusão, mas a “superação da pobreza”.

O Fala MDS, programa onde a entrevista foi concedida, tem episódios semanais exibidos às quartas-feiras no Canal Gov, com reprises ao longo da semana. O conteúdo também está disponível no YouTube, permitindo acesso amplo às informações sobre os programas sociais do governo.

Com essas iniciativas, o Governo Federal reforça seu compromisso em proporcionar oportunidades e estabilidade econômica para as famílias mais vulneráveis do país, criando um caminho para que deixem a dependência de benefícios sociais e alcancem maior autonomia financeira.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…


  • Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…


  • Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…


Os comentários estão desativados.