Após pedido do TSE, presidente considera postergar a medida, exceto em caso de crise energética grave
O governo Lula (PT) planeja adiar a decisão sobre a reimplementação do horário de verão até, pelo menos, após as eleições municipais de outubro. A iniciativa surgiu após um pedido da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que expressou preocupações sobre o impacto da mudança nos preparativos eleitorais. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal O Globo e confirmada pela Folha de S. Paulo.
Cármen Lúcia demonstrou sua apreensão ao governo federal, destacando que a adoção do horário de verão neste ano poderia prejudicar a logística da votação. A ministra procurou os ministros da Defesa, José Mucio Monteiro, e da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para alertá-los sobre os potenciais desafios, enfatizando ainda que os estados com fusos horários distintos ao de Brasília seriam os mais impactados. Nessas regiões, os mesários teriam que iniciar os preparativos durante a madrugada, em horários ainda mais críticos.
A resposta do governo, segundo fontes, foi que a decisão sobre o horário de verão será adiada, a menos que o Brasil enfrente uma crise energética severa antes das eleições — cenário improvável, segundo especialistas do setor. A Casa Civil também foi informada das preocupações do TSE, reforçando que a preservação da integridade do processo eleitoral é uma prioridade.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana
Relatório final de investigação deve ser apresentado ao STF ainda nesta semana A Polícia Federal (PF) irá finalizar nesta semana o inquérito que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro. O documento tem mais de 700 páginas e será enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O relatório final deverá indiciar…
Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília
O deputado distrital Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal anunciou a concessão de título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A cerimônia de entrega da honraria será no dia 2 de dezembro, às 10 horas da manhã, no plenário da CLDF. De acordo com…
Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira
Trânsito ficará fechado durante 24 horas em pontos estratégicos da Esplanada. Presidente chinês chega a Brasília nesta quarta-feira (20/11) A chegada do presidente chinês Xi Jinping ao Distrito Federal mobilizou as forças de segurança pública a reforçarem a segurança na capital. Xi Jinping desembarcou em Brasília nesta terça-feira (19/11) para participar de reuniões bilaterais com o…