youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Após pedido do TSE, presidente considera postergar a medida, exceto em caso de crise energética grave

Torre de transmissão de energia elétrica perto de Brasília
Torre de transmissão de energia elétrica perto de Brasília (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O governo Lula (PT) planeja adiar a decisão sobre a reimplementação do horário de verão até, pelo menos, após as eleições municipais de outubro. A iniciativa surgiu após um pedido da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que expressou preocupações sobre o impacto da mudança nos preparativos eleitorais. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal O Globo e confirmada pela Folha de S. Paulo.

Cármen Lúcia demonstrou sua apreensão ao governo federal, destacando que a adoção do horário de verão neste ano poderia prejudicar a logística da votação. A ministra procurou os ministros da Defesa, José Mucio Monteiro, e da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para alertá-los sobre os potenciais desafios, enfatizando ainda que os estados com fusos horários distintos ao de Brasília seriam os mais impactados. Nessas regiões, os mesários teriam que iniciar os preparativos durante a madrugada, em horários ainda mais críticos.

A resposta do governo, segundo fontes, foi que a decisão sobre o horário de verão será adiada, a menos que o Brasil enfrente uma crise energética severa antes das eleições — cenário improvável, segundo especialistas do setor. A Casa Civil também foi informada das preocupações do TSE, reforçando que a preservação da integridade do processo eleitoral é uma prioridade.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Dino exige respostas de estados sobre causas dos incêndios florestais

    Dino exige respostas de estados sobre causas dos incêndios florestais

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou que os dez estados com os maiores índices de focos de incêndio apresentem, em um prazo de um mês, um diagnóstico detalhado das causas das queimadas em seus municípios. A decisão foi tomada durante uma audiência de conciliação nesta quinta-feira, 19. Os estados também deverão…


  • Saiba tudo sobre o debate com candidatos à Prefeitura de SP desta sexta

    Saiba tudo sobre o debate com candidatos à Prefeitura de SP desta sexta

    Os candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024 participarão de um debate nesta sexta-feira (20), transmitido ao vivo pelo portal Terra, em parceria com o SBT e a rádio Nova Brasil. O evento será mediado pelo jornalista César Filho e começará às 11h15, com duração de 1h45. Este é o sétimo debate…


  • X suspende contas de Marcos do Val e de pivôs de bloqueio da rede social no Brasil

    X suspende contas de Marcos do Val e de pivôs de bloqueio da rede social no Brasil

    A plataforma X (antigo Twitter) desativou nove perfis que foram “pivôs” no conflito entre o bilionário Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o que resultou na suspensão da rede social no Brasil, conforme informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Entre as contas bloqueadas está a…


Os comentários estão desativados.