A morte ocorreu no território em área de disputa que foi visitada pelo deputado Tadeu Veneri (PT)-PR) na semana passada, junto com a Missão de Direitos Humanos
Deputado Tadeu Vener
A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, Daiana Santos, e o deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR), solicitaram nessa quarta-feira, 18, ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o envio da Força Nacional de Segurança Pública para fazerem rondas ostensivas na Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, no município de Antonio João, no Mato Grosso do Sul, onde nessa quarta-feira pela manhã a Polícia Militar assassinou o jovem indígena Neri Guarani Kaiowá.
Em ofício encaminhado ao ministro, além de solicitar uma audiência com Lewandowski, os parlamentares pedem ainda que o Ministério da Justiça atue junto ao governo do Mato Grosso do Sul para que seja feita uma investigação da conduta dos agentes policiais envolvidos no confronto da área, que está cercada pela PM estadual. No documento, Veneri e Santos destacam que as forças de segurança do Estado estão agindo como “segurança privada no território em favor de fazendeiros e acirrando o clima de tensão na região”.
Também foram encaminhados pedidos de providências ao STF, Ministério Público Federal, Ministério de Direitos Humanos e Tribunal Regional Federal da 3ª. Região.
Visita ao local
Na semana passada, o deputado Tadeu Veneri esteve na área em disputa como representante da Comissão de Direitos Humanos da Câmara integrando uma comitiva que foi verificar as violações de direitos humanos na região. Integraram a Missão o ex-ministro de Direitos Humanos Paulo Vanucchi, e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Anadep, Comissão Arns e Conselho Indigenista Missionário (Cimi), entre outras entidades.
A Terra Indígena Ñande Ru Marangatu foi homologada com 9,3 mil hectares pela Funai em 2005, mas os supostos proprietários de uma fazenda que fica na terra indígena contestaram o decreto de demarcação junto ao Supremo Tribunal Federal. O caso ainda depende de julgamento.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…
Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…
Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…