youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

A morte ocorreu no território em área de disputa que foi visitada pelo deputado Tadeu Veneri (PT)-PR) na semana passada, junto com a Missão de Direitos Humanos

Deputado Tadeu Vener

A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, Daiana Santos, e o deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR), solicitaram nessa quarta-feira, 18, ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o envio da Força Nacional de Segurança Pública para fazerem rondas ostensivas na Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, no município de Antonio João, no Mato Grosso do Sul, onde nessa quarta-feira pela manhã a Polícia Militar assassinou o jovem indígena Neri Guarani Kaiowá.

Em ofício encaminhado ao ministro, além de solicitar uma audiência com Lewandowski, os parlamentares pedem ainda que o Ministério da Justiça atue junto ao governo do Mato Grosso do Sul para que seja feita uma investigação da conduta dos agentes policiais envolvidos no confronto da área, que está cercada pela PM estadual. No documento, Veneri e Santos destacam que as forças de segurança do Estado estão agindo como “segurança privada no território em favor de fazendeiros e acirrando o clima de tensão na região”.

Também foram encaminhados pedidos de providências ao STF, Ministério Público Federal, Ministério de Direitos Humanos e Tribunal Regional Federal da 3ª. Região.

Visita ao local

Na semana passada, o deputado Tadeu Veneri esteve na área em disputa como representante da Comissão de Direitos Humanos da Câmara integrando uma comitiva que foi verificar as violações de direitos humanos na região. Integraram a Missão o ex-ministro de Direitos Humanos Paulo Vanucchi, e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Anadep, Comissão Arns e Conselho Indigenista Missionário (Cimi), entre outras entidades.

A Terra Indígena Ñande Ru Marangatu foi homologada  com 9,3 mil hectares pela Funai em 2005, mas os supostos proprietários de uma fazenda que fica na terra indígena contestaram o decreto de demarcação junto ao Supremo Tribunal Federal. O caso ainda depende de julgamento.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Dino exige respostas de estados sobre causas dos incêndios florestais

    Dino exige respostas de estados sobre causas dos incêndios florestais

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou que os dez estados com os maiores índices de focos de incêndio apresentem, em um prazo de um mês, um diagnóstico detalhado das causas das queimadas em seus municípios. A decisão foi tomada durante uma audiência de conciliação nesta quinta-feira, 19. Os estados também deverão…


  • Saiba tudo sobre o debate com candidatos à Prefeitura de SP desta sexta

    Saiba tudo sobre o debate com candidatos à Prefeitura de SP desta sexta

    Os candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024 participarão de um debate nesta sexta-feira (20), transmitido ao vivo pelo portal Terra, em parceria com o SBT e a rádio Nova Brasil. O evento será mediado pelo jornalista César Filho e começará às 11h15, com duração de 1h45. Este é o sétimo debate…


  • X suspende contas de Marcos do Val e de pivôs de bloqueio da rede social no Brasil

    X suspende contas de Marcos do Val e de pivôs de bloqueio da rede social no Brasil

    A plataforma X (antigo Twitter) desativou nove perfis que foram “pivôs” no conflito entre o bilionário Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o que resultou na suspensão da rede social no Brasil, conforme informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Entre as contas bloqueadas está a…


Os comentários estão desativados.