Manifestação é considerada mais uma intervenção do presidente em órgãos de fiscalização. Medida ocorre em meio à operação contra o líder do governo no Senado
O presidente Jair Bolsonaro teve um encontro na tarde desta quinta-feira (19) com o ministro da Justiça e ex-juiz Sérgio Moro. Na reunião, Bolsonaro perguntou a Moro se a Polícia Federal estava “fora de controle”. A declaração foi considerada mais uma interferência do governo Bolsonaro nos órgãos de investigação.
“A PF tinha razão para a busca e apreensão ou está fora de controle?”, teria questionado Bolsonaro a Moro, segundo o blog de Tales Faria. A pergunta era referente a operação da PF que teve como alvo o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), nesta quinta.
O gabinete da liderança do governo foi alvo de busca e apreensão dos investigadores que suspeitam que o senador e seu filho, o deputado Fernando Bezerra Coelho Filho (MDB-PE), receberam pelo menos R$ 5,5 milhões em propinas. A suposta corrupção teria ocorrido quando o hoje parlamentar era ministro da Integração Nacional, no governo Dilma, e teria desviado recursos de obras no Nordeste do país, como a transposição do rio São Francisco.
Diante das investigações, o senador colocou o seu cargo de lider à disposição de Bolsonaro para decidir se queria afastá-lo. O momento é crucial para o governo aprovar medidas na Casa Legislativa, como a aprovação do novo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, o filho do mandatário como embaixador do Brasil nos Estados Unidos, a reforma da Previdência, entre outras pautas.
Ao questionar Moro, Bolsonaro teria indicado, segundo o blog, que se a PF estivesse “fora de controle”, o ministro da Justiça deveria enquadrar o órgão. Posteriormente à publicação do blog de Tales Faria, a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça afirmou que nega que Moro “tenha tido qualquer conversa com esse teor com o Presidente da República”.