Segundo a ONU, 280 trabalhadores humanitários foram mortos ao redor do mundo em 2023, o maior número já registrado

A ONU condenou nesta segunda-feira (19) a crescente violência contra trabalhadores humanitários, destacando que 280 deles foram mortos ao redor do mundo em 2023, o maior número já registrado, destaca a agência Lusa. A guerra em Gaza também teve um papel significativo nesse aumento alarmante.
“A normalização da violência contra trabalhadores humanitários e a impunidade dos responsáveis é inaceitável e extremamente perigosa para as operações humanitárias globais”, afirmou Joyce Msuya, chefe interina do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), em um comunicado que marca o Dia Mundial da Ajuda Humanitária.
O aumento de 137% nas mortes em comparação a 2022, quando 118 trabalhadores perderam a vida, é particularmente preocupante. Mais da metade dessas mortes ocorreu em Gaza nos primeiros três meses do conflito entre Israel e o Hamas. Além de Gaza, Sudão do Sul e Sudão também figuram entre os locais mais mortíferos para esses profissionais. Com 176 mortes já registradas entre 1º de janeiro e 9 de agosto de 2024, a ONU alerta que este ano pode superar o recorde de 2023.
A ONU e outras organizações humanitárias estão fazendo um apelo global para que se ponha fim aos ataques contra civis e para a proteção dos trabalhadores humanitários, solicitando que os culpados sejam responsabilizados. A campanha #ActforHumanity é parte desse esforço, incentivando o público a se unir à causa.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Pré-candidatura de Caiado é vista como “oportunista” e abala bolsonaristas
O anúncio da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência teria gerado irritação entre aliados de Jair Bolsonaro (PL). A decisão do governador de Goiás foi divulgada apenas quatro dias após a denúncia do ex-presidente pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe. Para bolsonaristas, o movimento foi visto como “oportunista” e uma…
Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF
“A situação administrativa dos militares só muda após a aceitação das denúncias”, disse um general O silêncio das Forças Armadas após a denúncia do procurador-geral da República contra os envolvidos na trama golpista que culminou nos ataques de 8 de janeiro, que envolve 23 militares, juntamente com Jair Bolsonaro (PL), faz parte de um estratégia…
Concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil
Empresa do bilionário Elon Musk enfrenta concorrência de empresas chinesas e do Project Kuiper, de Jeff Bezos A rede de comunicações Starlink, do bilionário Elon Musk, vem passando por um período de intensificação da concorrência no mercado de internet via satélite no Brasil. Sessa liderança tem sido desafiada por novos entrantes, como a SpaceSail –…