Segundo a ONU, 280 trabalhadores humanitários foram mortos ao redor do mundo em 2023, o maior número já registrado
A ONU condenou nesta segunda-feira (19) a crescente violência contra trabalhadores humanitários, destacando que 280 deles foram mortos ao redor do mundo em 2023, o maior número já registrado, destaca a agência Lusa. A guerra em Gaza também teve um papel significativo nesse aumento alarmante.
“A normalização da violência contra trabalhadores humanitários e a impunidade dos responsáveis é inaceitável e extremamente perigosa para as operações humanitárias globais”, afirmou Joyce Msuya, chefe interina do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), em um comunicado que marca o Dia Mundial da Ajuda Humanitária.
O aumento de 137% nas mortes em comparação a 2022, quando 118 trabalhadores perderam a vida, é particularmente preocupante. Mais da metade dessas mortes ocorreu em Gaza nos primeiros três meses do conflito entre Israel e o Hamas. Além de Gaza, Sudão do Sul e Sudão também figuram entre os locais mais mortíferos para esses profissionais. Com 176 mortes já registradas entre 1º de janeiro e 9 de agosto de 2024, a ONU alerta que este ano pode superar o recorde de 2023.
A ONU e outras organizações humanitárias estão fazendo um apelo global para que se ponha fim aos ataques contra civis e para a proteção dos trabalhadores humanitários, solicitando que os culpados sejam responsabilizados. A campanha #ActforHumanity é parte desse esforço, incentivando o público a se unir à causa.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Mensagens sobre proteção animal devem ser divulgadas em metrô e ônibus
A Comissão de Mobilidade e Transporte Urbano (CMTU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em reunião na manhã desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 2.768/2022, que dispõe sobre a veiculação de mensagens educativas de conscientização sobre proteção de animais nos monitores dos vagões de metrô e dos ônibus do transporte público do DF.…
Comissão aprova gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência, sem restrições de renda
Para assegurar a gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência, sem restrições de renda, a Comissão de Mobilidade e Transporte Urbano (CMTU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na manhã desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 1.321/2024, que regulamenta artigos do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (Lei nº 6.637/2020).…
Faixas de golpistas em quartéis eram produzidas com militares no Planalto, diz relatório da PF
A Polícia Federal (PF) revelou que faixas usadas em manifestações antidemocráticas nos quartéis foram elaboradas por militares ligados ao Palácio do Planalto durante o governo Bolsonaro (PL). A informação consta no inquérito que resultou no indiciamento do ex-presidente e outras 36 pessoas, incluindo o general Mario Fernandes, que atuava no gabinete do ex-chefe do Executivo.…