youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Segundo a ONU, 280 trabalhadores humanitários foram mortos ao redor do mundo em 2023, o maior número já registrado

Comboio de ajuda humanitária da ONU atacado por Israel na Faixa de Gaza
Comboio de ajuda humanitária da ONU atacado por Israel na Faixa de Gaza (Foto: Thomas White/UNRWA via X)

A ONU condenou nesta segunda-feira (19) a crescente violência contra trabalhadores humanitários, destacando que 280 deles foram mortos ao redor do mundo em 2023, o maior número já registrado, destaca a agência Lusa. A guerra em Gaza também teve um papel significativo nesse aumento alarmante.

“A normalização da violência contra trabalhadores humanitários e a impunidade dos responsáveis é inaceitável e extremamente perigosa para as operações humanitárias globais”, afirmou Joyce Msuya, chefe interina do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), em um comunicado que marca o Dia Mundial da Ajuda Humanitária.

O aumento de 137% nas mortes em comparação a 2022, quando 118 trabalhadores perderam a vida, é particularmente preocupante. Mais da metade dessas mortes ocorreu em Gaza nos primeiros três meses do conflito entre Israel e o Hamas. Além de Gaza, Sudão do Sul e Sudão também figuram entre os locais mais mortíferos para esses profissionais. Com 176 mortes já registradas entre 1º de janeiro e 9 de agosto de 2024, a ONU alerta que este ano pode superar o recorde de 2023.

A ONU e outras organizações humanitárias estão fazendo um apelo global para que se ponha fim aos ataques contra civis e para a proteção dos trabalhadores humanitários, solicitando que os culpados sejam responsabilizados. A campanha #ActforHumanity é parte desse esforço, incentivando o público a se unir à causa.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Mensagens sobre proteção animal devem ser divulgadas em metrô e ônibus

    Mensagens sobre proteção animal devem ser divulgadas em metrô e ônibus

    A Comissão de Mobilidade e Transporte Urbano (CMTU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em reunião na manhã desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 2.768/2022, que dispõe sobre a veiculação de mensagens educativas de conscientização sobre proteção de animais nos monitores dos vagões de metrô e dos ônibus do transporte público do DF.…


  • Comissão aprova gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência, sem restrições de renda

    Comissão aprova gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência, sem restrições de renda

    Para assegurar a gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência, sem restrições de renda, a Comissão de Mobilidade e Transporte Urbano (CMTU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na manhã desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 1.321/2024, que regulamenta artigos do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (Lei nº 6.637/2020).…


  • Faixas de golpistas em quartéis eram produzidas com militares no Planalto, diz relatório da PF

    Faixas de golpistas em quartéis eram produzidas com militares no Planalto, diz relatório da PF

    A Polícia Federal (PF) revelou que faixas usadas em manifestações antidemocráticas nos quartéis foram elaboradas por militares ligados ao Palácio do Planalto durante o governo Bolsonaro (PL). A informação consta no inquérito que resultou no indiciamento do ex-presidente e outras 36 pessoas, incluindo o general Mario Fernandes, que atuava no gabinete do ex-chefe do Executivo.…


    Os comentários estão desativados.