O Projeto de Lei 427/2023, de autoria do deputado Ricardo Vale (PT), aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), atribui novas responsabilidades às Regiões Administrativas do Distrito Federal, buscando descentralizar a gestão e aproximar os serviços públicos da população. Entre as principais atribuições que se tornam obrigação dessas regiões, podemos destacar:
𝗜𝗻𝗳𝗿𝗮𝗲𝘀𝘁𝗿𝘂𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗨𝗿𝗯𝗮𝗻𝗮
▪ Construção e manutenção: Praças, estacionamentos, quadras esportivas, parques infantis e calçadas
▪ Serviços de zeladoria: Limpeza urbana, remoção de animais abandonados ou mortos, pequenos serviços de drenagem e manejo de águas pluviais, manutenção de bocas de lobo, poda de árvores, roçagem de áreas verdes
𝗟𝗶𝗰𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗲 𝗙𝗶𝘀𝗰𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼
▪ Licenciamento de obras e atividades econômicas: Acompanhamento e aprovação de projetos de construção, reformas e atividades comerciais.
▪ Organização e funcionamento de feiras: Criação de espaços adequados e regulamentação das atividades comerciais em feiras livres e eventos.
𝗣𝗹𝗮𝗻𝗲𝗷𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗲 𝗚𝗲𝘀𝘁𝗮̃𝗼
▪ Elaboração de planos de ação anual: Definição das prioridades e metas para cada região, com base nas demandas da população.
▪ Participação em consultas públicas: Abertura de canais de comunicação com a população para ouvir suas sugestões e demandas.
▪ Cooperação com outros órgãos: Trabalho conjunto com outras entidades do governo para a execução de projetos e serviços.
▪ Disponibilização de recursos: As Regiões Administrativas devem receber os recursos necessários para o cumprimento de suas atribuições, incluindo recursos humanos, materiais e financeiros.
Com parecer favorável do relator na CAS, deputado João Cardoso (Avante), o projeto segue para análise das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), antes de ir à votação em plenário.
Quer mais informações? Acesse nosso site: www.cldf.gov.br 🔗
Com informações do Ricardo Vale assessoria
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Mensagens sobre proteção animal devem ser divulgadas em metrô e ônibus
A Comissão de Mobilidade e Transporte Urbano (CMTU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em reunião na manhã desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 2.768/2022, que dispõe sobre a veiculação de mensagens educativas de conscientização sobre proteção de animais nos monitores dos vagões de metrô e dos ônibus do transporte público do DF.…
Comissão aprova gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência, sem restrições de renda
Para assegurar a gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência, sem restrições de renda, a Comissão de Mobilidade e Transporte Urbano (CMTU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na manhã desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 1.321/2024, que regulamenta artigos do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (Lei nº 6.637/2020).…
Faixas de golpistas em quartéis eram produzidas com militares no Planalto, diz relatório da PF
A Polícia Federal (PF) revelou que faixas usadas em manifestações antidemocráticas nos quartéis foram elaboradas por militares ligados ao Palácio do Planalto durante o governo Bolsonaro (PL). A informação consta no inquérito que resultou no indiciamento do ex-presidente e outras 36 pessoas, incluindo o general Mario Fernandes, que atuava no gabinete do ex-chefe do Executivo.…