Governador tenta convencer Bolsonaro, que já confirmou presença no ato da Av. Paulista, a não atacar os ministros do Supremo, temendo um pedido de prisão

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está novamente atuando nos bastidores para reduzir as tensões entre Jair Bolsonaro (PL) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Desta vez, a preocupação gira em torno de um novo ato convocado pelo pastor-empresário Silas Malafaia, marcado para acontecer na Avenida Paulista, com o objetivo de pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Segundo fontes próximas ao governador ouvidas por Bela Megale, do jornal O Globo, Tarcísio já está “preparando as mangueiras de incêndio” para agir e evitar que a situação se descontrole. Ele tem se dedicado a tentar convencer Bolsonaro, que já confirmou presença no ato, a evitar ataques diretos aos integrantes do STF. A estratégia do governador é clara: evitar que declarações inflamadas de Bolsonaro levem a consequências graves, como um possível pedido de prisão preventiva por parte dos ministros da corte.
Tarcísio tem atuado como uma importante ponte de diálogo entre Bolsonaro e o STF. Sua relação próxima com Alexandre de Moraes, apesar de atrair críticas de setores bolsonaristas, tem sido vista como um canal fundamental para manter a comunicação aberta e prevenir escaladas de conflito.
Ministros do STF também têm acompanhado de perto as movimentações de Tarcísio. Eles veem na atuação do governador uma oportunidade de medir a temperatura da manifestação e ajustar suas próprias ações conforme a situação evolua.
A posição de Tarcísio é especialmente delicada, dado que o ato será realizado na capital do estado que ele governa. O governador já desempenhou papel semelhante em fevereiro deste ano, quando uma manifestação pró-Bolsonaro na mesma Avenida Paulista ocorreu sem maiores incidentes, em parte devido às garantias dadas por Tarcísio aos ministros do STF de que Bolsonaro não faria ataques à corte. Naquela ocasião, policiais federais à paisana estavam presentes para agir caso Bolonaro descumprisse medidas cautelares impostas pela Justiça.
Com informações do Brasil
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Gilmar critica conivência do Exército com acampamentos golpistas e vê “terrorismo” no 8/1
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o relatório da Polícia Federal, que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, indica uma coordenação intensa e “proximidade, inclusive, de execução” dos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.…
Caiado anuncia data para o lançamento de pré-candidatura à presidência
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado é um dos expoentes da direita que tenta se lançar candidato à presidência nas eleições gerais de 2026 O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou, neste sábado (22/2), a data para o lançamento da pré-candidatura à presidência da República, nas Eleições de 2026. O vice da chapa, no entanto,…
DF: taxa de licenciamento 2025 vence entre dias 24 e 28 de fevereiro
Proprietários de veículos registrados no DF recebem o boleto no endereço cadastrado no registro do veículo junto com o IPVA O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou as datas de vencimento da taxa de licenciamento dos veículos registrados na capital do país. De acordo com a Instrução nº 180, publicada no Diário Oficial do DF,…