Deputado afirma que o Banco Central deveria atuar no mercado para equilibrar a taxa de câmbio
Por Lindbergh Farias, no X – O Brasil tem cerca de US$ 355 bilhões em reservas cambiais. Essas reservas, que foram construídas nos governos do PT, eliminaram o histórico problema da dívida externa brasileira e nos livraram do fardo dos ajustes do FMI. Lembram? Além disso, elas podem servir também para equilibrar o câmbio e para evitar ataques especulativos contra nossa moeda.
O Banco Central tem atribuição para executar a política cambial, podendo atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira e fazendo swap cambial, com o objetivo de conter movimentos desordenados e especulativos da taxa de câmbio. Ora, o dólar está subindo muito agora, de modo especulativo, sem que o BC faça nada.
Por quê?
Porque o presidente do Banco Central tem interesse nesse ataque especulativo.
Em primeiro lugar, interesse político. Campos Neto, bolsonarista, tem interesse no enfraquecimento do governo Lula. Estimula as especulações contra nossa economia. Vive fazendo previsões alarmistas e sombrias, apesar dos dados em contrário.
Em segundo lugar, o interesse econômico. Tem muita gente especulando com o dólar contra o real, e lucrando muito com isso.
Assim, o BC prevarica. Não cumpre uma função importante, que é sua.
E aí aproveitam para botar a culpa no Lula. O dólar, segundo os especuladores, sobe porque Lula criticou o Campos Neto político, bolsonarista e candidato a Ministro da Economia do governador Tarcísio.
Total inversão de valores e de funções.
Campos Neto tem de parar de fazer política e começar a trabalhar a sério pelo Brasil. Como Lula faz.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Lewandowski: “Polícia não pode combater criminalidade cometendo crimes”
- Elon Musk quer fundar sua própria cidade no Texas; entenda
- As ações que o STF deve julgar em 2025
- Imagens feitas por IA viralizam na web e aumentam alerta sobre desinformação
- Ricardo Nunes defende privatização de cemitérios de SP: “Agora é negócio”