A deputada federal Erika Kokay (PT-DF), é daquelas que elem de muitas lutas e resistência nos surpreendem todos os dias com sua garra, determinação e coragem. ouça essa fala onde nos encoraja e enchem de orgulho e nos animam para a luta do dia a dia
Durante participação em um ato em defesa dos petroleiros da estatal Petrobras, que estão em greve há dezenove dias, a deputada federal, Erika Kokay (PT-DF), falou com exclusividade ao TaguaCei. O evento, que aconteceu no Conic e foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF), foi uma forma de apoio aos petroleiros que estão em greve por causa da demissão de 400 funcionários da estatal.
“Nós estamos, portanto, apoiando um movimento, uma greve, em defesa da nação. É me defesa da nossa soberania”, afirmou. A deputada citou como contraposição ao Brasil, o exemplo da Noruega, país que fez das suas reservas um fundo de apoio aos direitos humanos da população.
Resulta
“Mas o governo [de Jair Bolsonaro] só quer defender os interesses dos banqueiros e, por isso, está querendo entregar a Petrobras em uma bandeja de prata”, salienta a parlamentar.
Até o momento, segundo informações da Federação Única dos Petroleiros (FUP), a greve já atinge 121 unidades do Sistema Petrobrás e 64% dos efetivos operacionais da estatal e subsidiárias, em 13 estados do país. Dos cerca de 33 mil trabalhadores nas áreas operacionais, 21 mil estão parados. Os petroleiros informam que se a greve persistir, a população pode sofrer com o desabastecimento de gás de cozinha e combustível. A Petrobras, por sua vez, disse que os estoques da empresa não permitem o desabastecimento.
A Justiça interveio por através da decisão liminar do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, que considerou a greve abusiva e autorizou sanções administrativas aos grevistas, mas os petroleiros afirmam que mesmo após decisão judicial o movimento continuará.
Erika Kokay diz dar todo apoio à greve. O ex-presidente Lula, também, ontem em visita às lideranças do PT no Congresso Nacional, disse que está ao lado dos petroleiros.
“É um escândalo o que está acontecendo neste país. É um escândalo que entra dentro da casa do povo brasileiro, com o aumento do preço do gás, com o aumento da gasolina e, ao mesmo tempo, entra dentro da caso do povo brasileiro, com a fome, com os pratos vazios”, disse Kokay ao comentar sobre o governo Bolsonaro. “Nós temos que reagir a isso.”
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página no Facebook: https://www.faceboovk.com/CeilandiaEmAlerta/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
witer: https://twitter.com/JTaguacei
Instragam: @jeovarodriguesneves