Governo quer incorporar a vacina do Instituto Butantan, que ainda deve ser certificada, no Plano Nacional de Imunizações
O Ministério da Saúde planeja ampliar a aplicação da vacina contra a dengue para mais públicos até o fim deste ano. Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza o imunizante apenas para crianças de 10 a 14 anos.
A expectativa do governo é incorporar a vacina do Instituto Butantan, que deve ser certificada no Plano Nacional de Imunizações (PNI) já no próximo ano.
A ideia do governo é fornecer 50 milhões de doses anuais para a população. Como o Metrópoles mostrou, no fim de 2023, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a incorporar a vacina para dengue em seu calendário vacinal.
Vacina do Butantan
Em dezembro de 2024, o Butantan enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido de registro de seu imunizante contra a dengue.
Se for aprovado, o imunizante será o primeiro do mundo contra a doença a ser aplicado com única dose, uma vantagem que facilita a adesão em relação às vacinas existentes.
“É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Que o Instituto Butantan possa contribuir com a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue. Isso mostra que vale a pena investir na pesquisa feita no Brasil e no desenvolvimento interno de imunobiológicos”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, em comunicado à imprensa.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Eventos especiais demandam operações de trânsito a partir deste domingo (19)
- Com quase 3 h de atraso, cessar-fogo passa a valer na Faixa de Gaza
- Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres
- Genoino passa por cirurgia de remoção de câncer em São Paulo
- Aliado de Nikolas Ferreira propõe PEC para diminuir idade mínima para disputar o Senado e Presidência