O jurista italiano Luigi Ferrajoli, que já havia denunciado abusos e falta de respeito as leis na Lava Jato agora aparece em vídeo denunciando o partidarismo e a parcialidade da Lava Jato em vídeo, gravado com os advogados de Lula. Ferrajoli é um jurista italiano de renome internacional, muito conhecido na Europa. Recentemente também escreveu um artigo que expressa preocupação com o julgamento de Lula e a total total provas que embasaram sua condenação por Moro. Segundo o mesmo:
Quero expressar minhas preocupações sobre a forma com que o julgamento contra o ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, foi criado e conduzido. A impressão que este processo desperta em extenso setor da cultura jurídica democrática italiana é aquela de uma ausência impressionante de imparcialidade por parte dos juízes e procuradores que o promoveram, dificilmente explicável se não com a finalidade política de por fim ao processo de reformas que foi realizado no Brasil nos anos dos governos Lula e Dilma Rousseff que retiraram da miséria 40 milhões de brasileiros.
Esta ausência de imparcialidade – favorecido pelo singular traço inquisitório do processo penal brasileiro que é a confusão entre o papel julgador e o papel de instrução que é papel próprio da acusação – é confirmada por numerosos elementos.
Um primeiro elemento é a campanha da mídia orquestrada desde o início do processo contra a figura de Lula e alimentada por um inaceitável protagonismo dos juízes, os quais se pronunciaram inúmeras vezes aberta e publicamente contra o ex-presidente Lula fora dos âmbitos do processo contra o acusado, dessa forma manifestando contra ele uma hostilidade e um pré-julgamento que em qualquer outro sistema teria justificado a rejeição dos magistrados
Veja o vídeo com a explanação de Ferrajoli: