youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O extremismo direitista, envolvido até o último fio de cabelo na trama golpista, se agarra na especulação rentista como tábua de salvação, observa o diretor da Fundação Perseu Abramo, em artigo

Cantalice: “Toda a preocupação do presidente da República e do seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é com o equilíbrio das contas públicas”

Em recente entrevista ao Programa Fantástico, da Rede Globo, o presidente Lula asseverou: “Ninguém no mercado tem mais responsabilidade fiscal do que eu”. Mais do que uma frase de efeito, o que Lula disse para a jornalista Sônia Bridi é a expressão da verdade.

Basta cotejar as realizações de seus governos, tanto na área econômica quanto na área social, para se vislumbrar a sua assertiva. Toda a preocupação do presidente da República e do seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é com o equilíbrio das contas públicas. Essa preocupação foi o que motivou, ainda no final de 2022, a aprovação da PEC da Transição. PEC essa que foi apelidada jocosamente pelos donos da bufunfa de PEC do Estouro.

É sabido por todos que a dupla Bolsonaro-Guedes não deixou recursos para o pagamento do auxílio emergencial (Bolsa Família). O que se presume são duas alternativas caso eles vencessem as eleições: interromper o programa ou diminuir em muito o seu valor.  Ao falar de indivíduos cujo forte de suas personalidades não é a empatia com o sofrimento do outro, tudo é possível.

Plano Econômico

A proposta apresentada pela equipe econômica conta com o aval integral de Lula. É um ajuste nas contas para cumprir o binômio responsabilidade e previsibilidade, que tem sido a tônica do atual governo desde a posse, em janeiro de 2023. A aprovação da Reforma Tributária, do voto de qualidade no Carf e a diminuição paulatina das exorbitantes isenções tributárias compõem um cenário de crescimento da economia no longo prazo.

O crescimento, que é uma necessidade para o Brasil, vem com o alargamento do mercado de trabalho e com o aumento dos investimentos. Esse crescimento da renda e do emprego se dá sob uma agroindústria operando na capacidade máxima e com uma pauta de exportação crescente de grãos e de carnes, fortalecida pela desvalorização do real. Isso produz uma inflação de demanda que impacta na cesta básica e gera uma sensação de aumento nos preços.

Volátil como a questão climática, a inflação de demanda não necessitava de um aumento de 1 ponto percentual na taxa de juros. Foi excesso de ortodoxia do Banco Central. Vai custar caro.  O mercado financeiro, ao especular contra o real, flerta com a insatisfação popular. Entretanto, como um setor minoritário da sociedade civil e, inclusive, do mundo empresarial, eles sabem que a hora de coçar o bolso se aproxima — e é isso que eles temem.

Já o extremismo direitista, envolvido até o último fio de cabelo na trama golpista, se agarra na especulação rentista como tábua de salvação. Não adiantará! A solidez da economia os derrotará.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Com voto do PT, Senado aprova proposta de refinanciamento de dívidas dos estados

    Com voto do PT, Senado aprova proposta de refinanciamento de dívidas dos estados

    Proposta institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) para a renegociação de dívidas das unidades federativas com a União Com apoio dos senadores e senadoras do PT, o plenário do Senado aprovou por unanimidade nesta terça-feira (17/12) a proposta de criação de um programa de pagamento de dívidas dos estados com…


  • Arrecadação com multas poderá custear CNH para pessoas de baixa renda

    Arrecadação com multas poderá custear CNH para pessoas de baixa renda

    Proposta relatada pelo senador Randolfe Rodrigues será analisada pelo plenário antes de retornar à Câmara A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (18/12) projeto relatado pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) que permite o uso do valor arrecadado com multas de trânsito para custear habilitação de pessoas de baixa renda. Agora…


  • Avança proposta de consulta à mulher antes de revogação de medida protetiva

    Avança proposta de consulta à mulher antes de revogação de medida protetiva

    Projeto de Augusta Brito explicita que as medidas protetivas devem vigorar enquanto persistir risco à integridade da pessoa ofendida ou de seus dependentes A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (18/12) a exigência de que vítima seja ouvida antes da revogação de eventuais medidas protetivas. O PL 3.749/2023, da senadora Augusta Brito (PT-CE), segue agora…


Os comentários estão desativados.