Ao Café PT, ex-ministra das Mulheres falou sobre o recém-lançado livro ‘Feminismo e o PT: Trajetórias e Desafios Políticos’, que celebra 40 anos de luta feminista no partido e a contribuição das mulheres para políticas públicas
“Todas essas mulheres participaram ativamente da fundação do PT e batalharam para incluir a pauta feminista no partido desde o início”, destacou Eleonora Menicucci
No Café PT desta quarta-feira (18), a presidenta do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo (FPA) e ex-ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci, discutiu o lançamento do livro Feminismo e o PT: Trajetórias e Desafios Políticos. A publicação, idealizada pela FPA, revisita a história do feminismo no Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) e ressalta sua relevância política e social.
Menicucci destacou a importância do reconhecimento dado à luta feminista por meio da coleção Nalu Faria, em homenagem à militante feminista que marcou a trajetória do PT. “A ideia de fazer o livro surgiu logo que cheguei à Fundação Perseu Abramo, para registrar a história do feminismo dentro do PT. Não tive dúvidas de que a coleção deveria levar o nome de Nalu Faria, uma batalhadora e feminista que nos deixou há poucos meses antes do projeto começar. Essa ‘feminagem’ é um tributo às mulheres que construíram essa trajetória”, afirmou.
A obra, lançada durante o Seminário Nacional do PT em Brasília, conta com textos de lideranças femininas que ajudaram a fundar o partido e inserir pautas feministas na política. Entre as autoras estão Tatiana Godinho, Vera Soares, Maria Luíza da Costa, Fernanda Estima e Silmara Conchão, além de um artigo de abertura escrito pela presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.
“Todas essas mulheres participaram ativamente da fundação do PT e batalharam para incluir a pauta feminista no partido desde o início”, destacou.
Contribuições históricas
A presidenta do Conselho Curador da FPA salientou a relevância de textos como o de Tatau Godinho, que aborda as tensões e avanços na luta feminista dentro do PT, e o de Maria Luíza da Costa, que destaca a importância da paridade e das ações afirmativas.
Menicucci também ressaltou o artigo que assinou em conjunto com Silmara Conchão sobre o impacto do feminismo na formulação de políticas públicas do PT, como a criação das Casas da Mulher Brasileira e a aprovação da PEC das Trabalhadoras Domésticas.
“Essas políticas públicas nasceram da luta das mulheres do PT e refletiram em avanços significativos na vida de muitas mulheres brasileiras. Foi esse olhar feminista que permitiu a formulação de políticas como a PEC das Trabalhadoras Domésticas e a Lei do Feminicídio. Essa é uma marca dos governos do PT”, afirmou.
Memória e representatividade
A obra contou com uma ampla pesquisa coordenada pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda e pela Fundação Perseu Abramo, que envolveu mais de 8 mil documentos e 600 arquivos.
Todo o material agora está disponível para consulta pública. A ex-ministra destacou a importância de preservar essa memória.
“Memória é para que não seja esquecida, mas lembrada e celebrada. Essa pesquisa riquíssima é uma homenagem à luta das mulheres e um legado para as gerações futuras.”
O livro também celebra marcos históricos da representatividade feminina no PT, como a eleição de Maria Luiza Fontenele e Luiza Erundina, primeiras prefeitas de Fortaleza e São Paulo, respectivamente, e de Benedita da Silva, primeira governadora negra do Brasil.
Eleonora Menicucci lembrou que o PT é o único partido com uma presidenta mulher, Gleisi Hoffmann, e mantém a maior bancada feminina da Câmara dos Deputados.
O futuro das mulheres na política
Ao refletir sobre o futuro da participação feminina na política, ela reforçou a importância de ocupar espaços.
“Lugar de mulher é onde ela quiser estar, e política é um desses lugares. Mas é preciso estar atentas, pois cada conquista vem acompanhada de contrarreformas, como a tentativa recente de restringir o aborto legal.”
Menicucci também ressaltou o papel essencial da regulamentação das redes sociais, que têm sido palco de violência política contra mulheres. “Se não regulamentarmos as redes, a violência será cada vez maior. As fake news e os discursos de ódio nascem nessas plataformas, minando a luta por igualdade.”
O livro “Feminismo e o PT” está disponível gratuitamente no site da Fundação Perseu Abramo e na sede da instituição, localizada na Vila Mariana, em São Paulo.
“A luta faz a lei. Precisamos seguir lutando para garantir nossos direitos e avançar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, encerrou Menicucci.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…
Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…
Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…