Projeto de Augusta Brito explicita que as medidas protetivas devem vigorar enquanto persistir risco à integridade da pessoa ofendida ou de seus dependentes

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (18/12) a exigência de que vítima seja ouvida antes da revogação de eventuais medidas protetivas. O PL 3.749/2023, da senadora Augusta Brito (PT-CE), segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O projeto altera a Lei Maria da Penha para determinar que a decisão sobre a revogação de medida protetiva de urgência seja tomada apenas depois de consulta à vítima, devendo a medida ser mantida caso a situação de violência perdure.
O projeto explicita que as medidas protetivas devem vigorar enquanto persistir risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da pessoa ofendida ou de seus dependentes, mesmo com extinção da punibilidade do agressor.
Entre essas medidas protetivas previstas estão o afastamento do lar, a proibição manter contato com a ofendida e de frequentar determinados lugares e a suspensão de visitas a dependentes.
Ao justificar o projeto, Augusta Brito afirma que o direito de alguém não sofrer violência deve prevalecer sobre o direito de alguém ter contato ou poder se aproximar.
“Na ponderação dos valores não pode ser aniquilado o direito à segurança e à proteção da vítima”, argumenta a senadora.
Favorável à proposta, a senadora Leila Barros (PDT-DF) citou dados de pesquisa do DataSenado segundo a qual 30% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar.
“O projeto tem como objetivo intensificar a proteção das mulheres contra a violência de gênero, além de aumentar a efetividade das medidas protetivas de urgência estabelecidas pela legislação especial”, disse a relatora.
Com informações da Agência Senado
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
No Vietnã, Lula diz que anistia não é “tema principal para ninguém”
Em última agenda no giro pela Ásia, Lula disse que não conversou com presidentes da Câmara e do Senado sobre o tema da anistia O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (29/3) que anistia não é “tema principal para ninguém” e negou que tenha tratado do assunto na viagem pela Ásia com os…
A prova de que Bolsonaro não é um perseguido político pela Justiça
Perderam de novo, manés! Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, tratado por Bolsonaro e seus asseclas como o carrasco número um do bolsonarismo, concedeu prisão domiciliar à cabeleireira Débora dos Santos, que no 8 de janeiro de 2023 escreveu com um batom vermelho na estátua da Justiça em Brasília a frase “Perdeu, Mané”.…
Prévia da carga tributária sobe para 32,32% do PIB em 2024
Tributação de offshores e fim de isenções a combustíveis influenciaram Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil A prévia da carga tributária (peso dos impostos e demais tributos sobre a economia) subiu para 32,32% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, divulgou nesta sexta-feira (28) o Tesouro Nacional. Em 2023, o mesmo indicador tinha atingido…