youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Proposta relatada pelo senador Randolfe Rodrigues será analisada pelo plenário antes de retornar à Câmara

Arrecadação com multas poderá custear CNH para pessoas de baixa renda
Randolfe Rodrigues acatou diversas mudanças propostas durante a discussão na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (18/12) projeto relatado pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) que permite o uso do valor arrecadado com multas de trânsito para custear habilitação de pessoas de baixa renda. Agora o PL 3.965/2021 segue agora para análise de plenário.

De acordo com a proposta, serão contempladas as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Atualmente, o Código de Trânsito prevê aplicação do dinheiro das multas em sinalização, engenharia de tráfego, engenharia de campo, policiamento, fiscalização, renovação de frota circulante e educação de trânsito.

Em seu voto, Randolfe afirmou que a gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) combate à desigualdade e abre oportunidades no mercado de trabalho. A medida já tem sido adotada por vários estados brasileiros, sendo para muitas pessoas a única forma de se obter o documento, segundo o senador.

O projeto também exige de todos os motoristas profissionais, em todas as categorias, a realização de exame toxicológico para obter e renovar a CNH.

Randolfe estendeu essa regra aos condutores não profissionais que vão obter a primeira habilitação nas categorias A (motos) e B (carros de até 8 lugares). Também será permitido que o exame toxicológico seja administrado pelas mesmas clínicas que realizam os exames de aptidão física e mental, desde que o estabelecimento tenha um laboratório credenciado.

Para o senador, a inclusão dos novos motoristas é necessária para “combater o consumo de drogas e reduzir acidentes, lesões e mortes no trânsito”.

“A adolescência e juventude concentram o maior uso de drogas, coincidindo com o período em que há grande aspiração ao direito de dirigir, simbolizando liberdade e independência juvenil. Este é um momento propício para confrontar essa aspiração com o uso dessas substâncias, a fim de mitigar ou eliminá-las nessa faixa etária, propensa a acidentes e mortes no trânsito”, explica ele no relatório.

Randolfe citou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontando que os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos.

Além disso, dispositivo acrescentado na comissão determina que as empresas de transporte individual por aplicativo deverão exigir exame toxicológico dos motoristas cadastrados. O exame deverá ser custeado pelo próprio motorista.

Outras emendas incorporadas por Randolfe propõem que a transferência de propriedade do veículo seja realizada integralmente por meio eletrônico; e o aumento da pontuação mínima para suspensão do direito de dirigir de 40 para 50 pontos, desde que o condutor não tenha infração gravíssima registrada.

Como a proposta sofreu mudanças, após a aprovação em plenário ela deverá retornar para a Câmara dos Deputados.

Com informações da Agência Senado

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Com voto do PT, Senado aprova proposta de refinanciamento de dívidas dos estados

    Com voto do PT, Senado aprova proposta de refinanciamento de dívidas dos estados

    Proposta institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) para a renegociação de dívidas das unidades federativas com a União Com apoio dos senadores e senadoras do PT, o plenário do Senado aprovou por unanimidade nesta terça-feira (17/12) a proposta de criação de um programa de pagamento de dívidas dos estados com…


  • Arrecadação com multas poderá custear CNH para pessoas de baixa renda

    Arrecadação com multas poderá custear CNH para pessoas de baixa renda

    Proposta relatada pelo senador Randolfe Rodrigues será analisada pelo plenário antes de retornar à Câmara A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (18/12) projeto relatado pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) que permite o uso do valor arrecadado com multas de trânsito para custear habilitação de pessoas de baixa renda. Agora…


  • Avança proposta de consulta à mulher antes de revogação de medida protetiva

    Avança proposta de consulta à mulher antes de revogação de medida protetiva

    Projeto de Augusta Brito explicita que as medidas protetivas devem vigorar enquanto persistir risco à integridade da pessoa ofendida ou de seus dependentes A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (18/12) a exigência de que vítima seja ouvida antes da revogação de eventuais medidas protetivas. O PL 3.749/2023, da senadora Augusta Brito (PT-CE), segue agora…


Os comentários estão desativados.