Serão 44 conversas nas diversas regiões administrativas, com o objetivo de conscientizar e proteger a população feminina em situação de vulnerabilidade
O Distrito Federal receberá o projeto Brasília, cidade segura para mulheres, uma iniciativa com ênfase na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A ação é uma parceria entre a Secretaria da Mulher (SMDF) e o Instituto Associação Preparatória de Cidadãos do Amanhã (Aprecia). Durante o primeiro semestre de 2024, serão realizadas 44 palestras gratuitas abordando temas cruciais, como prevenção, enfrentamento à violência e empoderamento feminino.
O objetivo é alcançar mais de 1.750 mulheres, a partir de 15 anos de idade e de diversas regiões administrativas, com a expectativa de contribuir para a promoção de uma cultura de não violência, respeito às diversidades e redução dos índices de violência contra a população feminina brasiliense. Além disso, as palestras divulgarão as políticas e diretrizes de ação do Governo do Distrito Federal (GDF), no esforço conjunto de coibir a violência contra a mulher. A programação tem início em 16 de janeiro e se estende até 15 de junho.
Durante o primeiro semestre de 2024, serão realizadas 44 palestras gratuitas abordando temas cruciais, como prevenção, enfrentamento à violência e empoderamento feminino
Para a secretária da mulher, Giselle Ferreira, o projeto é fundamental para promover a conscientização, empoderamento e proteção das mulheres. “Conscientizar as mulheres sobre o que constitui violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral pode ajudá-las a identificar situações de risco e buscar ajuda quando necessário. Essa iniciativa vai levar informações sobre leis e políticas voltadas para a defesa da mulher, sendo crucial para capacitá-las a tomar decisões informadas sobre sua própria segurança”, disse.
Os encontros vão fornecer informações essenciais sobre os direitos das mulheres, tipos de violência, rede de atendimento especializado, canais de denúncia e a Lei Maria da Penha, com o intuito de orientar as participantes sobre a importância do enfrentamento do problema, promovendo o conhecimento de seus direitos, valorização do gênero e empoderamento feminino.
As mulheres interessadas em participar das palestras devem ficar atentas à programação que será divulgada mensalmente no site da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SEMDF) e comparecer ao evento conforme local e horário. Confira as primeiras datas:
– 16/1/2024 – 9h – Instituto Nacional da Criança e Adolescente (Isca) – QNL 21 Bloco G, Casa 2 – Taguatinga – DF;
– 18/1/2024 – 19h – Associação de Crianças Carentes Nova Canaã – SHSN Vc 311 Ch. Nova Canaã n°99 – Sol Nascente – DF;
– 23/1/2023 – 19h – Instituto Raízes Culturais – Quadra 03, Conjunto 07, casa 03 – Sobradinho;
– 26/1/2023 – 15h – Instituto Mãos Solidárias – SH Sol Nascente, chácara 81, lotes 23 a 26 – Sol Nascente – DF.
*Com informações da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF)
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.