Avião presidencial entregou kit humanitário na cidade egípcia de Al-Arish e seguiu para o Cairo, onde espera brasileiros em Gaza terem autorização para cruzarem a fronteira
Interior da aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira, que decolou há pouco de Tel Aviv, Israel. Foto: GOV BR / FAB (Foto: GOV BR / FAB)
247 – A Operação “Voltando em Paz” realizou, nesta quarta-feira (18/10), mais um voo de repatriação que trouxe de volta ao Brasil 219 cidadãos brasileiros. A aeronave KC-30 partiu de Tel Aviv, em Israel, às 18h40 (horário local) com destino ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, prevendo a chegada às 0h20 de quinta-feira (19/10). Com essa operação, o número total de brasileiros repatriados desde o início da ação, em 11 de outubro, atingiu 1.135, além de 24 animais de estimação.
A operação de resgate teve início logo após um ataque terrorista a Israel no dia 7 de outubro, que desencadeou uma escalada de violência na região. Nesse contexto, o Governo Federal criou um gabinete de crise e acionou as embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina). Um formulário online foi disponibilizado para identificar os brasileiros em situação de dificuldade, sendo priorizados aqueles sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças.
O embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, destacou que a equipe das embaixadas trabalha 24 horas por dia para assegurar o transporte de todos os brasileiros que desejam retornar ao Brasil, seguindo a determinação do presidente Lula.
A Força Aérea Brasileira mobilizou quatro aeronaves, incluindo um avião presidencial, para realizar as operações de resgate. Além disso, o Governo Federal garantiu o transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv, com desembarques já realizados em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
A representação brasileira em Ramala, na Palestina, coordenou a retirada de brasileiros das regiões mais tensas do conflito, garantindo segurança, hospedagem, suporte psicológico, alimentação e medicamentos. Agora, aguarda a autorização para o cruzamento da fronteira a fim de repatriar os brasileiros em um avião VC-2 da Presidência da República que já se encontra no Egito.
Além dos resgates, o Governo Brasileiro enviou à zona de conflito 40 purificadores de água e kits médicos para auxiliar na crise humanitária. O pacote chegou ao Aeroporto de Al-Arish, a 50km da fronteira com Gaza, e será entregue pela entidade Crescente Vermelho.
A ação envolveu diversos setores do governo, desde o Ministério da Agricultura, que auxiliou no transporte de animais de estimação, até os ministros e o presidente Lula, que realizaram conversas essenciais com autoridades de diversos países para garantir a segurança e a abertura de fronteiras para os brasileiros em Gaza.
Além disso, as tripulações dos voos de repatriação contam com equipes de médicos, enfermeiros e psicólogos, garantindo acompanhamento tanto para questões de saúde física quanto para a saúde mental dos passageiros. A operação representa um esforço conjunto do governo brasileiro para assegurar a volta segura de seus cidadãos da zona de conflito no Oriente Médio.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.