Pesquisa mostra queda de Pablo Marçal em segmentos chave, enquanto adversários avançam na disputa paulistana
Uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pela Quaest revelou um recuo significativo de Pablo Marçal (PRTB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O ex-coach, que até recentemente despontava com força entre alguns grupos estratégicos, perdeu três pontos percentuais, alcançando agora 20% das intenções de voto. A pesquisa coloca Marçal numericamente atrás de seus principais adversários, Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol), que aparecem com 24% e 23%, respectivamente.
O levantamento, contratado pela TV Globo e registrado sob o número SP-00281/2024, revelou que os últimos eventos públicos, como o episódio da “cadeirada” no debate com José Luiz Datena (PSDB) e a manifestação bolsonarista de 7 de setembro, impactaram diretamente o desempenho de Marçal em segmentos chave para sua campanha, segundo o jornal O Globo. Grupos como eleitores de Jair Bolsonaro (PL), evangélicos e jovens mostraram um recuo nas intenções de voto no ex-coach.
Entre os eleitores que votaram em Bolsonaro em 2022, Marçal viu sua base diminuir de 50% para 42%. Esse grupo tem sido um campo de disputa acirrada entre ele e Ricardo Nunes, que é o candidato que tem o apoio formal de Bolsonaro. Nunes, por sua vez, aproveitou a queda de Marçal e avançou de 32% para 35% entre os bolsonaristas.
Os números são ainda mais preocupantes no segmento evangélico, onde Marçal sofreu uma queda de 37% para 29%. Esse grupo, fortemente influenciado por figuras religiosas e conservadoras, viu Nunes se recuperar, saltando de 26% para 30% em apenas uma semana. O prefeito, que em agosto contava com apenas 18% das intenções de voto entre evangélicos, parece ter colhido os frutos de sua participação discreta no ato de 7 de setembro, onde esteve ao lado de Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Enquanto isso, Marçal, que havia viajado recentemente para El Salvador, tentou manter sua presença digital ao participar das manifestações de 7 de setembro para gravar conteúdos para suas redes sociais, mas não obteve o mesmo impacto. Sua troca de farpas com o pastor Silas Malafaia, um dos organizadores do ato, também contribuiu para o desgaste de sua imagem entre os religiosos.
Outro segmento em que o ex-coach perdeu força foi o dos jovens de 16 a 24 anos. No levantamento anterior, Marçal tinha 31% das intenções de voto entre esse público, mas agora caiu para 26%. O público jovem é crucial para sua estratégia digital, já que sua campanha tem se apoiado fortemente em plataformas como TikTok e Instagram, onde busca viralizar cortes de debates e discursos.
Além disso, o candidato do PRTB também enfrentou uma queda expressiva de seis pontos percentuais entre os homens, passando de 31% para 25%. Nesse grupo, onde Marçal tinha uma vantagem, o cenário mudou para um empate técnico entre ele, Guilherme Boulos, que subiu para 24%, e Ricardo Nunes, com 21%.
A pesquisa Quaest foi realizada entre os dias 15 e 17 de setembro, com 1,2 mil eleitores presencialmente entrevistados. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.