A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta sexta-feira (18), sete mandados de prisão preventiva contra integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) suspeitos de omissões nos atos terroristas promovido por bolsonaristas em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Alvos da PF, o atual comandante-geral da corporação, coronel Klepter Rosa Gonçalves, foi preso preventivamente, assim como o ex-comandante coronel Fábio Augusto Vieira.
No total, são cumpridos 7 mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Todos eles integravam a cúpula da PM-DF durante os ataques na capital federal.
As prisões foram solicitadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Relator do inquérito, Moraes decidirá se aceita ou não a denúncia. Caso receba a acusação apresentada pela PGR, os policiais se tornarão réus por suposta omissão.
Confira lista com os outros denunciados pela PGR:
- Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto: era comandante do Departamento de Operações em 8 de janeiro, mas tirou licença do cargo em 3 de janeiro;
- Coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra: estava no comando do Departamento de Operações no lugar de Naime em 8 de janeiro;
- Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues: era chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF em 8 de janeiro;
- Major Flávio Silvestre de Alencar: atuou no dia 8 de janeiro;
- Tenente Rafael Pereira Martins: atuou no dia 8 de janeiro.
Além disso, os bolsonaristas poderão responder pelos crimes de abolição violenta do Estado de democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e violação dos deveres impostos a eles pela lei.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.