Equipes estão preparadas para atender qualquer tipo de ocorrência. Imunizantes contra gripe (influenza) serão aplicados até o fim do evento
A equipe da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) marca presença na celebração de Pentecostes, que começou nesta sexta-feira (17) e segue até o próximo domingo (19) no Taguaparque, com público estimado em 50 mil pessoas por dia. Em uma tenda montada já próxima à Região Administrativa de Vicente Pires é possível se vacinar contra gripe (influenza) na sexta (17) e no sábado (18), das 13h às 22h, e no domingo (19), das 13h às 21h. Os profissionais também estão preparados para agir diante de qualquer necessidade de atendimento.
“A expectativa é de um evento tranquilo, como em todos os anos. Porém, temos casos de pessoas que passam mal, sofrem quedas ou são vítimas da insolação ou desidratação”, afirmou a coordenadora da rede de urgências e emergências, Thaís Braga. A presença de um número significativo de idosos também é foco de atenção, sobretudo aqueles que têm doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Para enfrentar qualquer tipo de ocorrência, o espaço conta com quatro macas, sendo uma móvel, além de equipamentos, medicamentos e insumos necessários para atendimentos iniciais. A equipe é formada por três médicos, três enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Se necessário, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF), que tem estrutura no local, estão preparados para fazer remoções ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT), localizado nas proximidades.
Vacinação
A equipe de oito servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga conta com seis aplicadores e com quatro mil doses do imunizante contra a gripe (influenza).
A vacina é indicada para bebês a partir dos seis meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A orientação é levar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. No caso de crianças e adolescentes, é imprescindível estar acompanhado dos pais ou responsáveis e portar a caderneta. “Quem chegar aqui querendo vacinar, nós vamos vacinar”, convida Valda Carneiro, chefe substituta da UBS 5 de Taguatinga.
Uma das primeiras foi a aposentada Fátima Pinheiro, 47. Ela chegou cedo e já aproveitou para garantir a proteção. “No ano passado eu me vacinei aqui e nesse ano vou de novo”, conta.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Trama golpista: padres citados pela PF fazem parte de rede de atuação ultraconservadora
- VÍDEO: PM pega homem no colo e atira do alto de ponte na Zona Sul de SP
- Fepal quer anular questão de concurso por apologia ao genocídio contra palestinos
- Milei tenta enfraquecer Brasil no Mercosul para negociar com Trump; entenda
- Escola modelo completa 50 anos e recebe investimento de R$ 100 mil